Cabe à literatura puxar os assuntos que todos procuram evitar. E no romance A História de Roma, Bértholo concebeu uma cativante narrativa íntima que, a partir dos problemas que levanta a maternidade, nos faz enfrentar as questões mais duras que hoje se nos colocam.
A autora de ‘Entrevista com o Vampiro’ – um livro de 1976 que foi adaptado para um filme homónimo com Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas, entre outros – escreveu mais de 30 romances na área da literatura de fantasia e gótica.
A autora tem três obras publicadas em Portugal: “Os doentes do doutor García”, de 1999, “Castelos de cartão”, de 2007, e “Os ares difíceis”, de 2008.
Recebeu vários prémios literários ao longo da vida, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.
Maria dos Remédios da Silva Guerreiro, de 92 anos, não resistiu à doença e morreu no Hospital Distrital de Faro.
Passou os últimos anos arredada da vida pública, depois da grande notoriedade que atingiu nas décadas de 80 e 90, e que culminou com a atribuição do Prémio Camões em 2004.
A escritora morreu esta segunda-feira, depois de ter escrito mais de 50 livros, colaborado com o cineasta, Manuel de Oliveira e recebido o prémio mais importante da literatura, o Prémio Camões.