Há exatamente um século, a 18 de novembro de 1922, o tempo parou. A existência de Marcel Proust, o escritor que isolou esse elemento fugidio que se mede por minutos, horas, dias e anos, chegou a um ponto final.
Cadernos do Subterrâneo, que já foi descrito como ‘uma pequena obra-prima, algo obscura e intricada’, marca um ponto de viragem no percurso de Dostoiévski. Quase ignorado na sua época, é hoje um livro de culto e uma chave para compreender a obra do escritor russo.
O autor norte-americano faleceu esta terça-feira, aos 85 anos, de insuficiência cardíaca.
Muitas vezes, é a realidade que supera a ficção. Outras vezes, é esta que nos permite iluminar e fazer pensar as faces de uma realidade complexa. A revolução durou de 1917 a 1991. É tempo de voltar à História e de voltar a ganhar a liberdade de sermos sujeitos na nossa própria história. Como defendia…
O prémio PEN American Center pela ‘coragem da liberdade de expressão’ foi atribuído este ano ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, alvo de um atentado que vitimou 12 dos seus trabalhadores a 7 de Janeiro. O motivo invocado pelos jihadistas que invadiram a redacção e assassinaram a tiros de metralhadora vários cartunistas, redactores e o…
O escritor uruguaio Eduardo Galeano morreu hoje, aos 74 anos, em Montevideo, noticiou o jornal El País, na sua edição na internet, citando a editora do autor de “Vagamundo”.
A Fundação O Século organiza em Fevereiro de 2015 na sua sede, em S. Pedro do Estoril, o 1.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que reunirá, em escolas, mesas-redondas e oficinas, vários escritores, ilustradores e contadores de histórias.
João Ubaldo Ribeiro, que morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 73 anos, foi um escritor “de muita criatividade e originalidade”, que era lido de “uma forma apaixonada”, disse à Lusa o editor livreiro Nelson de Matos.