Vizov estreou na quinta-feira nos cinemas russos. O realizador trouxe do espaço 30 horas de filmagem que resultaram em 50 minutos de filme.
Segunda tentativa falhada. Na segunda-feira, um problema técnico impediu a descolagem.
Parecia o desenho de uma galáxia, o aparecimento não é comum, mas a explicação é simples.
Tinha uma cor verde e rapidamente se fragmentou – fenómeno que resulta da entrada de um meteorito na atmosfera terrestre.
Novo trabalho terá sido apresentado pela primeira vez em 2020, antes da pandemia de covid-19.
Fotografia tirada com uma Go Pro 10, programada por Mário Ferreira para captar cinco fotos seguidas por cada click, fica para a história. Foi a primeira bandeira portuguesa a cruzar a atmosfera, mas não é a primeira com mão portuguesa. Lembramos essa história.
Uma semana depois da viagem suborbital, de onde trouxe as primeiras fotografias espaciais portuguesas, entre as quais as da bandeira que levava no bolso, Mário Ferreira falou ao Nascer do SOL sobre a aventura para que treinava há 18 anos, os ‘mitos’ e a polémica do PRR.
Interrompemos a tarde de verão em Belém para ouvir os anseios espaciais em vésperas da primeira viagem de um português para lá da atmosfera. Encontrámos quem esteja pronto para embarcar e quem não se aventurava nem que fosse rico ou lhe pagassem. Mateus, alpinista, não hesitava: “Se tivesse mulheres, hambúrgueres e sorvete, me chama que eu…
Não se sabe ao certo o valor que o empresário pagou pela viagem que irá durar 10 minutos, mas há quem aponte entre 195 a 293 mil euros. Mário Ferreira vai acompanhado por mais cinco tripulantes e tem feito testes nos últimos dias. O astrónomo Miguel Gonçalves fala em ‘inveja branca’: “Inveja por não ser…
Cathleen Lewis, curadora do departamento de História do Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian, em Washington, especialista no espaço soviético, conversou com o i sobre o recente anúncio de retirada da Rússia da ISS e o que resta da ambição espacial russa.