Cartazes com dados estatísticos e as caras dos responsáveis pelos horrores do nazismo, fascismo e comunismo foram chumbados na AR, apesar de terem estado no PE. Perceba porquê.
Se, com tanta informação, ainda há quem acredite na narrativa de Putin, compreende-se muito bem que tenha havido tanta gente a negar os crimes de Estaline e de Hitler, os gulags, os campos de extermínio.
De que poderiam falar Estaline, Lenine e Marx no inferno? De Putin, obviamente. Perdida a União Soviética, extinto o KGB e encerrados os Gulags, Estaline e Lenine encontram em Putin a esperança de restaurar a grandeza do passado comunista. Marx, todavia, discorda. Como poderia ele apoiar um homem que se tornou capitalista?
Tinham personalidades diferentes mas partilhavam a sede de poder e a falta de escrúpulos. ‘Tenho a certeza de que Hitler e Estaline tinham uma admiração gigantesca pela crueldade um do outro’, defende o historiador Laurence Rees, que passou os últimos 30 anos a estudar este período.
Não surpreende que haja trotskystas, estalinistas ou nazis, mas haver partidos, com expressão eleitoral, ainda que exígua, choca e atemoriza
Alguma vez houve em Portugal assassínios em massa como os praticados no tempo de Estaline? Ou um genocídio como o perpetrado por Hitler?