O PSD tem um Congresso marcado para 21 e 22 de setembro, mas sem qualquer discussão estatutária prevista na ordem de trabalho
Votação ocorreu em duas voltas e nem proposta da oposição interna de Mayan nem a da atual liderança de Rui Rocha conseguiram o apoio necessário.
A legislação ainda aguarda que a sua redação final global seja fixada na comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, algo que está previsto para esta quarta-feira, dia 15 de novembro.
Este grupo diz que a proposta avançada pelo grupo de trabalho estatutário assenta numa “proposta centralista, concentrando o poder na Comissão Executiva, ao arrepio dos princípios democráticos da separação de poderes e dos pesos e contrapesos”.
Partido irá debater propostas de estatutos na próxima convenção, mas o Nascer do SOL sabe que há quem acuse a Comissão Executiva de querer reforçar poderes, deixando membros de fora.
As alterações, que foram apresentadas em duas remessas, estão reunidas numa proposta de lei única, que reúne os estatutos das 20 ordens e que vai ser votada na Assembleia da República em meados de julho. O diploma que o Governo quer ver aprovado no Parlamento adapta os estatutos das ordens profissionais ao novo regime jurídico…
André Ventura vai pedir ao TC a revisão das regras estatutárias do PCP e Bloco de Esquerda.
A garantia foi dada em comunicado pelo Ministério da Justiça
Os novos estatutos da PSP e da GNR não foram discutidos nem aprovados durante a reunião de hoje do Conselho de Ministros, tal como estava previsto. O ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, explicou que os “processos legislativos ainda não estão concluídos” e “oportunamente subirão a Conselho de Ministros”.
Afinal as sociedades estrangeiras onde advogados trabalham lado a lado com consultores, por exemplo, não vão poder instalar-se em Portugal. Segundo a versão final do estatuto dos advogados que aguarda luz verde da ministra da Justiça, a Ordem vai manter também a maioria das delegações que tem no país.
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, inicia hoje uma ronda de reuniões com os sindicados da polícia para discutir as alterações ao estatuto profissional da PSP, no qual se inclui os suplementos remuneratórios.