No final de 2022 viviam no país 239.744 brasileiros, significando que só este ano esta comunidade aumentou cerca de 36%, sendo cerca de 153.000 aqueles que adquiriram uma autorização de residência desde janeiro.
Uns veem Portugal como “uma porta de entrada para a Europa”. Outros, apaixonam-se pelo país e, mesmo depois de terminarem os estudos, resolvem ficar. Há mesmo quem, depois de emigrar, decida regressar à base para concluir os estudos. Afinal, mesmo com todas as suas deficiências, o que faz do ensino português tão atrativo para os estrangeiros?
A vítima era também estrangeira, os dois conheceram-se numa formação de língua portuguesa
Os corpos dos dois homens foram encontrados na província de Nagano, depois de no domingo terem sido levados por uma avalanche.
BE quer com a medida travar preços dos imóveis. Paulo Otero aponta inconstitucionalidade. António Frias Marques diz que ‘qualquer dia tiram as casas aos proprietários’.
Em 2020, os estrangeiros representavam 6,4% do total de residentes em Portugal, em 2021 passaram a ser 6,8%.
Serviço de segurança relançou a iniciativa “SEF vai à escola”.
Informação foi avançada pelo ministro da Administração Interna durante a apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023.
Foram emitidos 133 mil novos títulos de residência, 48 mil dos quais a cidadãos brasileiros e 46 mil a cidadãos ucranianos.
Marcelo Rebelo de Sousa espera que “algumas das questões assinaladas possam vir a ser acauteladas oportunamente”.