Na cerimónia da entrega das novas estrelas Michelin, que decorreu na terça-feira, em Toledo, Espanha, há mais cinco restaurantes em Portugal que passaram a constar no Guia vermelho de 2023 com uma estrela. Além disso, no próximo ano, Portugal irá organizar a sua própria gala do Guia Michelin.
Dieter Koschina, do Vila Joya; Hans Neur, do Vila Vita; Américo, o homem da Decante; Bóia, chefe executivo do JNcQUOI e Gonçalo almoçaram em mesas diferentes no restaurante de Gigi, na quinta do Lago. mas o convívio não faltou.
Cerimónia irá realizar-se a 21 de novembro
O que é que a cozinha portuguesa tem? Há cinco anos, em Portugal, havia apenas um restaurante com duas estrelas Michelin. Em 2017 já serão cinco espaços classificados com duas estrelas – e o primeiro “três estrelas” pode estar mesmo quase… Foi o guia que mudou ou foram os chefes portugueses que souberam crescer?
Portugal vai duplicar o número de restaurantes com as conceituadas estrelas Michelin. José Avillez já sabe que o seu Belcanto não receberá a terceira, mas a bolsa de apostas inclui um outro restaurante seu como potencial galardoado. Conversámos com o chefe sobre o períodoque antecede a importante cerimónia.