A iniciativa do Governo de Pedro Sánchez passou com unanimidade no Congresso, mas o Senado já alargou a data para o debate. Oposição lamenta «erro».
O ex-líder da ETA, José Antonio Urrutikoetxea Bengoechea, mais conhecido por Josu Ternera, foi detido em Sallanches, nos Alpes Franceses, esta quinta-feira de manhã. Segundo o El Mundo, a detenção foi realizada por volta das 7h (menos uma hora em Portugal), pela Guarda Civil espanhola, juntamente com a Direção-Geral de Segurança francesa. O mesmo jornal…
Negociadores internacionais dizem que o processo de pacificação no País Basco não ficará concluído enquanto não se resolverem as reivindicações das vítimas e a situação dos presos.
O líder da ETA, Josu Urritukoetxea, batizado pela polícia como “Josu Ternera”, declarou que a organização “dá por concluída a sua atividade”
O primeiro-ministro afirmou que vai continuar a manter as políticas antiterroristas
“A ETA dissolveu completamente todas as suas estruturas e deu por terminada a sua iniciativa política”.
O comunicado da organização separatista deve ter deixado muito boa gente indisposta e revoltada
A organização basca dissolve-se e pede desculpas às vítimas colaterais que provocou na sua guerra contra Madrid.
Organização terrorista prepara-se para anunciar o seu fim.
É no sábado 8 de abril que está marcada a entrega das armas pela organização armada independentista basca. É o fim de um processo que começou em 1959
As forças de segurança espanholas e francesas detiveram cinco pessoas
Grupo abandonou a luta armada há cinco anos mas o executivo continua firme na perseguição aos líderes.
Agentes da Guarda Civil espanhola, em colaboração com a polícia francesa, detiveram esta madrugada uma pessoa suspeita de colaborar com a ETA, informou o Ministério do Interior.
Dezembro revelou-se sobressaltado para as autoridades espanholas. No início do mês houve protestos na Galiza, especialmente por ocasião das comemorações do 36.º aniversário da Constituição do Reino de Espanha. Uma centena de independentistas, afirmando “identificar-se mais com Portugal que com Espanha”, pediu de novo a independência frente ao Parlamento da Comunidade Autónoma da Galiza, em…