Milhões de cidadãos preparam-se para ir às urnas eleger os seus representantes europeus que, a partir deste ano serão mais 15. Do total de 720 eurodeputados, Portugal elege 21. Mas afinal para que serve o Parlamento Europeu e qual é o trabalho de um eurodeputado?
Dos 21 eurodeputados portugueses, Paulo Rangel, José Manuel Fernandes e Pedro Silva Pereira são dos que mais se destacam nos estudos feitos sobre os eurodeputados mais influentes. E têm subido de posição.
Face à sua breve passagem, o político recorda: “Vi melhor com os meus próprios olhos o funcionamento da Comissão, do Parlamento e do Conselho”.
O eurodeputado italiano, Andrea Cozzolino, é o terceiro eurodeputado acusado no caso Qatargate, que eclodiu em dezembro de 2022 com a descoberta de cerca de 1,5 milhões de euros em numerário distribuído por várias malas.
Foi em 1994 que exerceu, pela primeira vez, funções como eurodeputado.
Ex-presidente da câmara de Gouveia vai recorrer da sentença.
Eurodeputado está disponível para colaborar com futuro presidente.
“A minha aproximação ao Volt é natural porque este é um movimento ecologista e europeísta que combate os populismos e as ideologias mais extremadas na União Europeia”, salientou em comunicado.
Declarações foram feitas no programa “Alta Definição”
Eurodeputado votou a favor do relatório do Parlamento Europeu que recomenda a limitação do direito a objeção de consciência no aborto
Ioannis Lagos foi colocado em prisão preventiva, tal como os restantes líderes do partido neonazi, logo após o assassínio perto de Atenas de um ativista antifascista, Pavlos Fyssas, em setembro de 2013.
A polícia deteve 25 homens que participavam numa orgia ilegal. Entre estes estava o húngaro József Szájer, eurodeputado e membro do partido de extrema-direita de Viktor Orbán.
Francisco Guerreiro bateu com a porta, alegando divergências políticas. Agora é a deputada municipal Sandra Marques a assumir a desfiliação, queixando-se de falta de descentralização do partido. Renuncia ao mandato. É mulher do eurodeputado.
Dirigente do PAN acusa eurodeputado de ter seguido um “caminho de individualização do mandato”.
Eurodeputado do PSD está disponível “do primeiro ao último segundo” para colaborar com a Justiça. Mas perda de imunidade pode levar meses.
O arguido no processo Rota Final, sobre um esquema fraudulento de contratos públicos para transportes, foi ontem ouvido no Tribunal de Viseu. A justiça impôs-lhe o pagamento de uma caução para que pudesse aguardar julgamento em liberdade. Toma hoje posse como eurodeputado.
“Estás feito, cabelo de esquilo empalhado”, respondeu o humorista.
“Fiz um longo trabalho de pedagogia para que todos viessem votar, fosse em quem fosse, mas que viesse votar, por ser essencial para a vida dos portugueses e de todos os europeus”