Reconfiguração é justificada com mudanças demográficas. Espanha, França e Países Baixos ganham dois deputados cada.
Para Diogo Feio ‘é muito importante que haja um movimento federador do espaço de centro-direita em Portugal’ com um programa que seja alternativo ao do PS. E se pede responsabilidade a António Costa, o mesmo se aplica a Luís Montenegro.
O pedido foi assinado por 101 eurodeputados, membros de todos os grupos políticos, criticando esta prática nas instituições, órgãos e agências da União Europeia.
Entre os 21 eurodeputados portugueses eleitos mais de metade (13) são estreantes no cargo. O PS é o partido que mais caras novas leva para Bruxelas mas a grande surpresa destas eleições é Francisco Guerreiro, eleito pelo PAN, que é também o parlamentar português mais novo em Estrasburgo, com 34 anos.
Socialistas ficam com nove eurodeputados
A afirmação, ao SOL, é do antigo eurodeputado do PSD António Capucho, para quem, ainda assim, a remuneração que pode chegar aos 20 mil euros mensais ‘é generosa’.
O social-democrata José Manuel Fernandes foi apontado como o eurodeputado português mais influente, ficando na 44.ª posição na lista das 100 principais figuras do Parlamento Europeu, poucas semanas depois de ter sido avaliado já como o português mais produtivo.
Eurodeputado José Manuel Fernandes sugere aconselhamento.
Eurodeputada do Movimento 5 Estrelas diz que se a Europa “não muda” acabará por se desintegrar
Já está decidida a distribuição dos 73 lugares deixados vagos no Parlamento Europeu depois da saída dos eurodeputados do Reino Unido. Fora da proposta ficou a possibilidade de os utilizar para a criação das listas transnacionais