Rui Rio não liga a sondagens, mas desta vez o barómetro da Eurosondagem/Libertas para o Nascer do SOL coloca-o como favorito nas diretas de 4 de dezembro. E o líder do PSD subiu no ranking de popularidade, em que António Costa sofre uma queda acentuada – tal como o PS na intenção de voto.
Os liberais chegam aos 4,5% no barómetro da Eurosondagem/Libertas para o Nascer do SOL, descolando do PAN e do CDS, e o líder do partido, João Cotrim Figueiredo, está pela primeira vez com saldo positivo, ultrapassando Catarina Martins e Rodrigues dos Santos no ranking da popularidade.
Marcelo Rebelo de Sousa será reeleito sem dificuldade, mas ficará aquém da marca de Mário Soares em 1991, segundo a sondagem da Eurosondagem-Associação Montepio para o SOL. A três meses das presidenciais, André Ventura aparece em segundo lugar, com ligeira vantagem sobre Ana Gomes.
Se as diretas no PSD não fossem exclusivas dos militantes com quotas pagas e fossem abertas a todos os eleitores sociais-democratas, Luís Montenegro estaria em vantagem, mas teria que disputar uma segunda volta com Rui Rio. Já Miguel Pinto Luz surpreende pela votação.
Costa pode governar só com PAN ou PCP. Direita tem pior resultado de sempre.
O PS está a descolar nas intenções de voto. Pelo menos é isso que mostra o barómetro de março da Eurosondagem para o Expresso e a SIC: António Costa está agora a três pontos de Passos Coelho, quando dias depois de tomar posse apenas 0,7 décimas separavam PS e PSD.