Prémio distingue trabalhos desenvolvidos sobre a física dos buracos negros e os segredos do Universo.
Nobel da Física atribuído por descobertas sobre o Universo.
Este ano, o comité premiou investigações na Física de lasers
Três cientistas premiados, um norte-americano, um francês e uma canadiana
Bloquistas e comunistas criticam reforma educativa de Nuno Crato e querem vê-la revertida
Comité já anunciou os premiados deste ano
O Nobel da Física foi atribuído esta terça-feira a David J. Thouless, a F. Duncan M. Haldane e a J. Michael Kosterlitz, “pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria”.
O prémio Nobel da Física foi hoje atribuído ao japonês Takaaki Kajita e ao canadiano Arthur B. McDonald pelos seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares.
Um problema de um livro de Físico-Química para os alunos do 9º ano deu origem a um coro de protestos nas redes sociais.
A estreia do último filme de Christopher Nolan teve marketing arrojado. Além de podermos ver Interstellar como se estivéssemos de facto encapsulados numa odisseia espacial – Nolan recorreu à tecnologia Imax – ou de termos ‘experiências’ em 3D, somos seduzidos pela perspectiva de podermos viajar no tempo.
O título é roubado de um verso de Mário de Sá-Carneiro, que dá nome à tradução portuguesa de uma obra do astrofísico canadiano Hubert Reeves. Nele, Reeves conta a História do Universo, condensando-a numas centenas de páginas. Para os investigadores da Universidade de Aveiro (UA) Sérgio Pereira, Rosário Correia e Teresa Monteiro, o caminho era…
A equipa portuguesa, liderada por dois docentes da Universidade de Coimbra (UC), conquistou uma medalha de bronze e quatro menções honrosas nas Olimpíadas Internacionais da Física, que terminaram hoje na capital do Cazaquistão.