De acordo com o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), vão estar disponíveis 11.293 operacionais que integram 2.517 equipas dos vários agentes presentes no terreno, além dos meios aéreos, que serão no máximo 34, entre hoje e 31 de maio.
É esquizofrénico o antagonismo que, por vezes, se demonstra à indústria florestal.
País mais afetado é o Brasil, com uma área destruída que representa 43% das perdas globais.
Prazo de execução dos trabalhos de gestão de combustível terminou a 30 de abril.
O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Pouca de Aguiar.
Não se contabilizava alertas tão altos desde 2010, ano em que foram registados 45.018 incêndios florestais na parte brasileira da maior floresta tropical do mundo.
81% de toda a área ardida este ano foi consumida no mês passado: cinco maiores incêndios ocorreram em julho.
A situação será reavaliada nesse dia.
De acordo com a líder, mesmo com os esforços do BE nesta matéria como nas alterações à lei para limitar a área do eucalipto ou para a criação de unidades de gestão florestal “pouco ou nada foi feito” após os fogos “profundamente trágicos” em 2017, para evitar que “estas tragédias se possam repetir”.
Portugal pode vir a ser um dos primeiros países a ter um mercado de “carbono azul”. É a expectativa da Fundação Calouste Gulbenkian.
À frente de Portugal fica apenas a Roménia, seguindo-se Espanha e Itália e, no total, arderam 340 mil hectares em toda a UE.
Partido diz que o Governo deve aproveitar a “onda” de investimento na transição digital
Contactado pelo Nascer do SOL, o ex-CEO, José Miguel Medeiros, garante que o ministro lhe comunicou em junho sobre a sua não recondução e que até já tinha convidado a nova equipa.
No total, foram recebidas 31 candidaturas, que irão “agora ser submetidas a avaliação por um conjunto de peritos que determinarão a elegibilidade e o mérito de cada uma”.
Marcelo pediu solidariedade estratégica para a floresta, pandemia e Europa. Costa agradeceu e retribuiu-lhe com um carvalho centenário em miniatura.
Governo aprovou também a criação do “Prémio Nacional das Florestas”, bianual, no valor de 50 mil euros.
No Conselho de Ministros, dedicado às florestas, o Presidente de República diz que todos os órgãos administrativos do país devem trabalhar numa “solidariedade estratégica”, para “não apenas combater os incêndios, mas prevenir os incêndios”. Já António Costa, atento às alterações climáticas, afirma que a prevenção das florestas “tem de continuar a ser permanente nas próximas décadas”.
De acordo com a informação disponibilizada pela plataforma floresta.pt, as exportações florestais de 2019 representaram 5 974,7 milhões de euros, mais que os 5 917,3 milhões de euros que tinham sido totalizados no ano anterior, prosseguindo assim a tendência de crescimento anual consecutivo que se regista há uma década.