Há quem tenha medo de ratos, de aranhas, de trovoadas ou do número 13. Mas há receios bem mais bizarros, como explica Kate Summerscale n’O Livro das Fobias & Manias. Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, tinha horror a ovos, e Steve Jobs, o fundador da Apple, só usava camisolas sem botões.
Fobia a gelatina, a vómito ou a pombas. São inúmeras as fobias existentes, umas mais bizarras do que outras. Mas qual a sua origem? De que forma se tratam?
“Nunca pensei que fosse possível e hoje emocionei-me ao perceber que sim”
O “Pequeno Livro das Grandes Fobias”, que irá para as bancas já amanhã, foi escrito pela jornalista Joana Marques Alves a convite da editora Saída de Emergência, na sequência de um trabalho feito para o i sobre fobias. A obra relata histórias de pessoas que convivem diariamente com os seus medos e a forma como…
Já ouviu falar no termo cherophobia
Madalena Lobo, da Oficina da Psicologia, explicou ao i quais as categorias existentes e como são feitos os tratamentos deste problema
As histórias de André, Rita, Mónica e Ana mostram como simples objetos ou meras situações do dia-a-dia podem deixar alguém em pânico
O indivíduo é exposto virtualmente ao elemento que lhe causa transtorno e ao longo do jogo poderá aprender a lidar com o seu medo.