Embarcação começou a meter águas e tripulantes tiveram de a abandonar.
O uso dos aviões C-130 no combate aos incêndios, equipados com novos kits de lançamento de retardante, está a dividir opiniões. Enquanto o Governo garante que se trata de um reforço estratégico, há quem alerte para limitações operacionais e de adaptação
Aparelhos teriam de ser adaptados com um “sistema modular aerotransportável de combate a incêndios”.
Concurso público adjudicado à Gulf Med Aviation Services ainda não obteve visto do Tribunal de Contas.
Ministro da Presidência confirma ter conhecimento da empresa e que esta concorreu a concursos públicos e afirma que pediu escusa em Conselho de Ministros em que eram discutidas pastas relacionadas.
Em causa estão suspeitas de associação criminosa, corrupção, burla ou fraude fiscal na contratação de meios aéreos para o combate a incêndios rurais.
Na origem do incidente terá estado a deflagração de um “engenho explosivo terrestre”.
João Cartaxo Alves tomou posse como Chefe do Estado-Maior da Força Aérea em 25 de fevereiro de 2022.
Numa nota, esta segunda-feira divulgada, a Força Aérea refere que “uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar determinadas regiões de Portugal Continental no dia de amanhã [terça-feira], 24 de dezembro, aproveitando a ocasião para desejar à população um Feliz Natal”.
Portugal já acompanhou 35 navios russos e dois chineses.
No interior do PSD houve quem tivesse aconselhado o MNE a pedir desculpas à Força Aérea para evitar mais danos políticos, mas o Governo não deixou.
Força Aérea tem atualmente uma representação de 21% de militares do género feminino no efetivo.
Ana Paula Martins está a ser esta quarta-feira ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a pedido do PCP e do PS.
“Isto aconteceu com este Governo e com o Governo da Aliança Democrática”
Operação de repatriamento de 28 cidadãos portugueses e dos seus familiares diretos envolveu um Falcon-50 e um KC-390, ambos da Força Aérea.
Os três helicópteros são financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com um investimento de 25 milhões de euros, o instrumento tem como principal objetivo auxiliar na defesa e apoiar manobras de satélites.
A missão, no âmbito da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), ocorreu num voo de vigilância do avião C-295M
“Pelas 23h30 locais o avião C-295M descolou da ilha Terceira em direção o aeroporto da Horta, na ilha do Faial, onde recolheu a primeira grávida. Seguidamente dirigiu-se para o aeroporto de de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, para receber a segunda paciente”, diz a nota.