Protesto começa pelas 16h00, junto à residência oficial do primeiro-ministro.
Está também agendada uma manifestação no dia 2 de agosto, junto ao Palácio de Belém, onde o Papa Francisco deverá ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa.
O chefe do Estado-Maior da Armada recebeu cartas por correio e mensagens via telemóvel, que já foram entregues à Polícia Judiciária, de acordo com a Marinha.
“Em 2024, corro o risco de não ter efetivos suficientes para manter a Polícia Municipal. Ou seja, a partir do próximo ano, começa a tornar-se crítico”, afirma Paulo Caldas, numa entrevista ao Diário de Notícias. O decréscimo de agentes deve-se essencialmente ao facto de muitos se terem reformado e “não terem sido substituídos”.
Em 2020, apenas 14 das 655 queixas foram relativas às Forças de Segurança.
Vacinação decorre em regime de Casa Aberta, mediante o pedido de senha digital.
Até agora, sabe-se que o homem foi detido e as testemunhas inquiridas, sendo que o suspeito foi igualmente notificado para comparência em tribunal depois de ter sido libertado.
Recorde-se que, em outubro, o i noticiou o arranque do 46.º Curso de Formação de Guardas (CFG), composto por 327 Guardas-provisórios. Destes, somente 10% eram do género feminino, menos 3% do que o valor agora registado.
Segundo o RASI e o Relatório de Atividade da IGAI, 2020 foi o ano em que morreram mais elementos das forças de segurança. Por outro lado, perderam-se mais vidas de civis em 2016.
“Estamos numa sociedade moralmente podre e nauseabunda que tolera e promove a pedofilia, tortura crianças para proteger adultos, chama bichas a crianças de 13 anos que foram abusadas sexualmente por adultos”, salientou.