Os analistas prevêem que a Sonangol terá de adiar a decisão de reforçar para mais de 20% no capital no banco liderado por Nuno Amado.
No mesmo dia em que apresentou resultados, banco de Nuno Amado deu mais um passo para a entrada do grupo Fosun no capital do banco.
Entrada do grupo chinês pode estar concluída até novembro, precisando antes disso de ter o OK por parte do BCE.
Reagrupamento das ações era uma das condições impostas pelo grupo chinês para entrar no capital do BCP. Banco liderado por Nuno Amado já mandatou comissão executiva para finalizar as negociações
Banco vai pagar 2,57 cêntimos pelas ações sobrantes da fusão.
A emissão de novas ações vai implicar a diluição da participação dos atuais acionistas e a Fosun ficaria como maior acionista.
Depois de uma tentativa fracassada para comprar o Novo Banco, o grupo chinês vira-se agora para o BCP, em plena mudança de estratégia internacional. Empresa quer entrar em novos mercados mas terá também de vender ativos para fazer face aos encargos da dívida
Guo Guangchang foi detido pelas autoridades chinesas. “A empresa tem informação que o Sr. Guo está a colaborar com certas investigações judiciais levadas a cabo pelas autoridades”, diz a Fosun em comunicado.
O presidente da Fosun foi dado como incontactável e as ações do grupo foram suspensas nas praças financeiras da China. Guo Guangchangterá sido detido pelas autoridades chinesas à chegada a Xangai num voo vindo de Hong Kong, avança a agência oficial chinesa Xinhua, citada pela Lusa.
Guo Guangchang, o presidente do grupo Fosun, que comprou em Portugal a Fidelidade e a Luz Saúde, subiu 14 lugares na lista dos maiores multimilionários chineses, para a 11.ª posição, segundo dados publicados hoje pela revista Forbes.
A fase de candidaturas ao Protechting arranca hoje e decorre até 15 de dezembro.