Antigo porta-voz da Marinha é o novo coordenador do plano nacional de vacinação. A solução agrada ao PSD e alivia pressão pública sobre sucessão de casos.
O oficial da Marinha já era o número dois da estrutura, que controlava questões sobre a logística e o planeamento.
O líder da oposição, Rui Rio, considera que “esta é a oportunidade de ficar alguém entendido na matéria a liderar a task force”. Já André Ventura, do Chega, diz que “é uma decisão que já devia ter sido tomada”. A deputada Ana Rita Bessa, do CDS-PP, pede um sucessor das Forças Armadas.
A Cruz Vermelha Portuguesa esclarece que “não tem qualquer responsabilidade nos assuntos de Gestão do Hospital da Cruz Vermelha”.
Ministério da Saúde anuncia saída do coordenador. Em causa estão irregularidades na vacinação no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, de que é presidente.
Os sociais-democratas pedem que a audição seja feita já esta semana.
Esta é a terceira vacina autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) para a sua circulação no mercado e foi recomendada a todas as pessoas com mais de 18 anos, decisão acordada nesta sexta-feira passada.
Francisco Ramos faz ponto de situação e apresenta alterações ao plano de vacinação. Pessoas com mais de 80 anos passam a fazer parte da primeira fase.
Francisco Ramos fez um balanço da campanha de vacinação contra a covid-19 no país.
Coordenador do plano de vacinação diz que José Calixto “não deveria ter sido vacinado”.
Primeira fase da vacinação deve decorrer até abril, um cenário menos otimista do que inicialmente apresentado pelo coordenador da Task force. Primeiras doses da Pfizer/BioNTech chegam ainda este mês, uma semana antes do previsto.
No entanto, vacinas podem chegar mais cedo do que o previsto. Conheça aqui alguns detalhes do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal.
O partido entregou um requerimento na Assembleia da República para “possibilitar ao parlamento um adequado e regular acompanhamento institucional do processo de operacionalização da vacinação”.
Coordenador da task-force adiantou que, numa primeira fase, serão vacinadas 950 mil pessoas: utentes e profissionais de lares, pessoas com mais de 50 anos com doença grave e profissionais de saúde e que serão os centros de saúde a fazer a chamada para a vacinação. Veja aqui a conferência em direto.
«Há muita coisa para correr bem, mas não se vai resolver tudo nos próximos quatro anos», avisa Francisco Ramos. O secretário de Estado da Saúde defende que é a altura de discutir se um seguro complementar público não poderia ajudar a diminuir os gastos das famílias naquilo a que o SNS não garante resposta, regulando…
Há dois anos, a dívida situava-se nos oito milhões
João Galamba é o nome mais apontado para substituir o atual secretário de Estado da Energia, cuja tutela foi transferida para o Ministério do Ambiente