Algumas partes do país podem contar com temperaturas mínimas de 1ºC
IPMA aponta também para o regresso da chuva e do vento.
Em comunicado, o IPMA informa que Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, o que justifica o frio dos últimos dias.
As estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio estarão abertas a partir da madrugada de 09 de janeiro até à madrugada de dia 14.
Estará aberto, esta terça-feira, o Pavilhão Municipal Casal Vistoso, onde serão servidas refeições quentes, alimentos e agasalhos.
Mínimas vão variar entre os -5ºC e os 8ºC.
Termómetros podem registar até -3°C em Bragança e -2ºC em Vila Real e na Guarda, de acordo com o alerta que entrou em vigor às 01h53.
Há uma probabilidade de 95 por cento de que este Inverno quebre recordes históricos de temperatura a nível mundial, com regiões nas latitudes médias-baixas da Europa e da Ásia e na maior parte das Américas a prepararem-se para uma estação “excecionalmente quente”.
Portugal continental vai ser influenciado por anticiclone, que se deslocará gradualmente para a Península Ibérica até dia 26 de dezembro.
“Vão ser dias de tempo frio e seco com céu pouco nublado”.
Procura aumento cerca de 120% e 105% só nos primeiros 20 dias deste mês.
A tempestade, que atingiu o país no domingo, deixou milhares de localidades sem eletricidade e provocou estragos nas estradas.
Vento vai aumentar a sensação de frio.
Recorde-se que o Papa recebeu, no fim de semana passado, alta hospitalar, depois de ter estado três em internamento devido a uma bronquite.
A chuva vai começar de sul para norte e será mais intensa na tarde do dia 5, domingo, onde haverá ainda a possibilidade de queda de neve na Serra da Estrela e no Gerês.
Bragança e Guarda podem chegar aos –5 graus Celsius, Viseu e Vila Real aos –3 e Braga ao –1 negativo.
Contudo, o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Tempo Frio “não será, por agora, ativado, uma vez que não foi emitido pelo IPMA, nem o aviso laranja nem, sequer, o aviso amarelo.
O IPMA prevê para hoje tempo frio, com céu pouco nublado, com os termómetros a oscilar entre os -3 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 10 graus (na Guarda) e os 20 (em Faro).