Uma exposição na Fundação Gulbenkian celebra a vida e obra de Iannis Xenakis. Engenheiro, matemático, arquiteto, informático, trabalhou com Le Corbusier, antes de se tornar um dos mais influentes compositores do pós-guerra. Sobre ele disse Olivier Messiaen: “Tinha à minha frente um herói”.
2004 – Terminou formalmente há 17 anos (Governo de Santana Lopes) o Serviço Militar Obrigatório, embora na prática tivesse terminado a 19 de setembro, data a partir da qual os três ramos das Forças Armadas passaram a contar apenas com voluntários contratados.
Escolhas surgem “na sequência de um processo de recrutamento internacional”, informou a Fundação.
A fundação reforçou o apoio de emergência à Cultura em 500 mil euros e atribuiu um apoio à criação no valor de 200 mil euros.
Concertos dos pianistas portugueses portugueses Mário Laginha e Pedro Burmester e do alemão Menahem Pressler, espetáculos de ópera e vídeos de instrumentistas da Orquestra Gulbenkian são alguns dos destaques que foram disponibilizados online.
Este fundo de emergência vai ser utilizado para “reforçar a capacidade de resposta destas organizações a esta faixa da população, designadamente no apoio domiciliário”.
A nova exposição da Fundação Calouste Gulbenkian abre a partir de hoje as portas do cérebro, num percurso que conta a história daquele que é não só um dos órgãos mais interessantes do corpo humano como a mais complexa estrutura que se conhece no universo.
Proposta vencedora foi hoje apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian
Até 2020, espólio da Fundação chega a seis localidades. Este fim de semana, a exposição “Lugares, Paisagens, Viagens” está em Portimão
Exposição comemorativa dos 130 anos de “Os Maias” é inaugurada no dia 30.
“Portugal pagou um preço inédito no ajustamento durante a crise”
A fundação pôs fim às negociações devido às suspeitas de crimes económicos por parte do fundador do grupo. A petrolífera Partex continua à venda.
65 crianças com e sem necessidades especiais, de escolas de Lisboa, vão pisar o palco do auditório da Fundação Calouste Gulbenkian hoje às 15h00. O espetáculo chama-se “Eu Maior”
Ciclo “Pianomania” integra concertos, performances e filmes.
Fundação vai doar 500 mil euros
A economista é a primeira mulher a tomar posse da presidência na fundação
Os inúmeros textos que Agustina dispersou pela imprensa caminham a par da obra literária como um vigoroso exemplo da sua capacidade de produzir a própria sensação do tempo, como se desse corda a um relógio revivescente.
Inaugura-se hoje uma ampla retrospectiva do grande modernista português que, contando com mais de quatro centenas de trabalhos, muitos deles inéditos, consegue captar a diferença que fez de Almada um “poliglota das artes”, alguém que ainda hoje protesta contra todas as formas de fazer dele uma figura do passado