Numa nota enviada às redações, esta segunda-feira, a PSP informa que 424 suspeitos foram detidos por suspeitas de furto, enquanto as restantes 38 detenções foram associadas a eventuais roubos de viaturas.
“Na precisa altura em que imobilizaram a viatura familiar e se preparavam para dali retirar o filho menor, com 1 ano de idade, foram surpreendidos pela presença de quatro indivíduos, que os agrediram, espoliando-os dos seus pertences”.
Realizadas dezenas de buscas domiciliárias.
Foram apreendidos 25 fatos de Surf, seis pranchas de Surf e Bodyboard, artigos de bijuteria, relógios, peças de antiguidades, artigos relacionados com desportos aquáticos, eletrodomésticos e material de medicina veterinária.
Foram apreendidas seis viaturas, uma pistola transformada, quatro munições, um sabre, um punhal, cinco telemóveis, uma caixa com várias peças em ouro e 1200 euros em dinheiro.
Esta ação policial culminou na apreensão de 439 pares de óculos de proteção, 433 pilhas elétricas, 413 baterias para máquinas elétricas, 230 ferramentas elétricas a bateria, 208 pares de luvas de trabalho, 135 fitas métricas, 134 focos led, 50 lanternas de mão, 29 conjuntos de chaves de mecânica / bricolage.
Foram apreendidos quatro cartões de pagamento automático, três chaves de veículos, três telemóveis, três mochilas, um computador, uma mala de viagem, uma bolsa de senhora, cinco pares de óculos e diversas peças de vestuário e calçado.
Foi ainda apreendida uma viatura, cinco jerricans e diversos utensílios relacionados com o furto.
Durante a realização das diligências, os militares concluiram que o indivíduo era também “o autor da prática de vários furtos ocorridos na localidade de Guimarães”.
“O vestuário furtado, que perfazia o valor de 253,30 euros, foi recuperado na sua totalidade”, lê-se no comunicado das autoridades.
O suspeito terá roubado diversos itens de uma garagem e fugiu do local, tendo sido perseguido pelo proprietário.
Furtos incluíam telemóveis, ‘smartwatch’ e bebidas.
Uma parte dos artigos recuperados estavam à venda ao público junto de um espaço comercial.
A investigação do caso prossegue sob direção do DIAP de Almada, com a coadjuvação da PSP.
Os suspeitos foram libertados e vão ser presentes às autoridades esta quinta-feira para serem conhecidas as medidas de coação.
A detida foi constituída arguida e foram recuperados 200 euros em dinheiro.
Foram apreendidos 785 quilos de azeitona, 625 euros em dinheiro, cinco veículos e vários materiais para a colheita e recolha de azeitona do solo.
Autoridades apuraram que o detido se encontra em situação de permanência ilegal em território nacional.