Decreto foi adotado uma semana depois da primeira-ministra italiana ter visitado um subúrbio na cidade de Nápoles, conhecido pela criminalidade.
A líder italiana também pediu ajuda financeira urgente para os países de origem dos migrantes para ajudar no desenvolvimento e impedir que as pessoas tenham que emigrar em busca de uma vida melhor.
Nova líder de Itália terá também uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na próxima quinta-feira, e uma outra com Charles Michael, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Com a canção “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, na memória, Marcelo Rebelo de Sousa apontou que os votos dos italianos significam dois resultados.
Apesar de Meloni se ter insurgido face à “brutal agressão russa contra a Ucrânia”, o mesmo não pode ser dito dos seus aliados, próximos de Putin. Pode ser o início de uma onda populista, cavalgando o aumento do custo de vida na Europa, apontam analistas.
O partido de extrema-direita Irmãos de Itália, liderado por Giorgia Meloni, foi o que recebeu mais votos nas eleições de domingo.
Presidente do Fratelli d’Italia, partido que lidera as sondagens para as eleições de setembro, Giorgia Meloni é apontada como a próxima primeira-ministra de Itália. Em entrevista exclusiva ao Nascer do SOL, diz estar pronta para comandar a direita no regresso ao poder.
In un’intervista esclusiva con Nascer do SOL, Presidente di Fratelli d’Italia dice di essere pronta a riportare la destra al potere. Versão original – em italiano – da entrevista a Giorgia Meloni.