O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) foi ultrapassado na classificação geral pelo espanhol Mikel Landa. Santiago Buitrago Sanchez (Bahrain Victorious) venceu a 17ª etapa da Volta à Itália.
O checo Jan Hirt venceu a 16.ª etapa do Giro, isolado, deixando o segundo lugar para Thymen Arensman, e o terceiro para Jai Hindley. Richard Carapaz foi quarto e manteve a liderança da classificação geral, onde João Almeida (oitavo na etapa) é terceiro, a 44 segundos do topo.
O ciclista eritreu que venceu a 10.ª etapa da Volta a Itália, e que se tornou no primeiro africano negro a vencer uma etapa numa das ‘grandes’ voltas, viu-se obrigado a desistir, depois de um acidente com uma garrafa de espumante.
O ciclista português concluiu a prova em segundo lugar, a 13 segundos de distância do irlandês Dan Martin.
O ciclista colombiano da INEOS aumentou a vantagem na liderança da classificação geral, numa tirada em que João Almeida chegou no top-10, a 1:21 minutos da liderança.
O ciclista australiano venceu a sétima etapa, a segunda vitória nesta edição do Giro d’Italia.
Ciclista português também fechou a última etapa da Volta a Itália em 4.º
Dia agridoce no Giro: na etapa mais dura da prova (18.ª), João Almeida perdeu a liderança e Rúben Guerreiro é virtual vencedor da montanha.
João Almeida foi 2.º na 13.ª etapa e consolidou liderança na Volta a Itália em bicicleta: português ficou a milímetros de vencer e aumentou para 40 os segundos de vantagem na geral.
Ruben Guerreiro venceu a 9.ª etapa da prova e garantiu também a liderança da classificação da montanha. Já João Almeida segurou pelo sexto dia a camisola rosa
O ciclista de 22 anos tornou-se o segundo português de sempre a ter a camisola rosa no Giro, 31 anos depois de Acácio da Silva ter conseguido o feito, precisamente no vulcão Etna.
A 20ª etapa do Giro ficou marcada por uma agressão de um ciclista a um espectador.
Foi a melhor classificação de sempre do ciclista luso na volta a Itália (já venceu três etapas na volta à França)
Javi Moreno, da equipa Bahrain, queixa-se de ter sido agredido nas costas pelo adversário antes do incidente
O Giro comemora para o ano a sua 100.ª edição. A ambição dos italianos é organizar uma prova que fique na memória e possa pedir meças à Volta à França
O ciclista belga Tim Wellens, da Lotto-Soudal, venceu a sexta etapa da Volta à Itália em bicicleta, em que o holandês Tom Dumoulin, da Giant-Alpecin, manteve a primeira posição. Este foi o primeiro triunfo numa grande prova para o belga.