Polémica começou com debate sobre admissão de mulheres no Grande Oriente Lusitano e ameaças de abate de colunas espoletou forte reação. Há várias lojas do GOL em negociações com a Grande Loja Regular e a possibilidade de um consenso e de um recuo está cada vez mais difícil.
As suspeitas sobre a entrega da base de dados do GOL a um auditor externo levantou a celeuma, mas a discussão quanto à admissão de mulheres nas lojas exacerbou a contestação ao grão-mestre Fernando Cabecinha.
O Nascer do SOL confrontou os três candidatos à sucessão de Fernando Lima com um conjunto de perguntas sobre a maçonaria e um pessoal. Só Carlos Vasconcelos respondeu. Fernando Cabecinha e Luís Parreirão receberam as perguntas mas invocaram ‘regras internas’ para justificarem que não respondem.
Carlos Vasconcelos, com 43 anos, é o candidato que representa a continuidade da atual direção do GOL. Sendo grão-mestre adjunto, entende ser chegada a hora de subir um degrau.
Carlos Vasconcelos tem como mandatário Rui Pereira, antigo ministro de Sócrates. Já pela frente terá Luís Parreirrão – antigo secretário de Estado de Guterres – e Fernando Cabecinha.
Fernando Lima sublinha que não pode haver no GOL qualquer «incitamento à desobediência».
Eleições foram adiadas e ainda não há data, mas angariação de apoios continua.
Fernando Cabecinhas anunciou candidatura a grão-mestre do Grande Oriente Lusitano depois de “crescentes apoios e incentivos”.
Maçonaria interrompe os trabalhos por causa da pandemia. Ainda não há data para escolher novo líder.
GOL vai criar rede de apoio para maçons que sejam afetados pelo vírus.
Fernando Lima reage às acusações de Rui Rio. O líder do PSD falou em interesses ‘obscuros’ e disparou contra Montenegro e Pinto Luz.
Grande Oriente Lustiano integra agora o conselho administrativo da Aliança Maçónica Europeia.
Duas cartas-patentes do ‘rito francês’ podem conduzir a uma inédita debandada do Grande Oriente Lusitano.
Fernando Lima, grão mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), vai estar na sexta-feira na primeira fila das galerias da Assembleia da República para assistir à aprovação da nova Lei da Bases da Saúde.
Ao i, uma fonte do GOL garante que a abertura da Maçonaria e do Palácio de Lisboa aos interessados poderá ter estado na origem de intromissão.
Resultados oficiais foram conhecidos esta terça-feira
Há muito tempo que os maçons não estavam tão divididos. O atual grão-mestre e recandidato Fernando Lima escreveu esta semana aos ‘irmãos’ a alertar que a escolha é entre ‘um governo reforçado para todos’ e ‘uma liderança parcial que só trabalha para os seus’.
Há muito tempo que os maçons não estavam tão divididos. O atual grão-mestre e recandidato Fernando Lima escreveu esta semana aos ‘irmãos’ a alertar que a escolha é entre ‘um governo reforçado para todos’ e ‘uma liderança parcial que só trabalha para os seus’.
Tribo abandonou o local por afirmar que estariam presentes os espíritos das vítimas do acidente