PCP, Livre e BE votaram a favor. PAN absteve-se e restantes bancadas votaram a favor.
Luís Montenegro defendeu que “as normas e as leis devem ser alteradas quando funcionam mal” e que “é com esse espírito de respeito pelos direitos de todos que nós perspetivamos as melhorias no futuro”
Pasta da Economia, tutelada por Pedro Reis na legislatura anterior, foi agora assumida por Castro de Almeida, que mantém também a seu cargo a Coesão Territorial.
Documento assenta em dez prioridades. Maior controlo da Imigração, aumento do investimento em Defesa e alterações na legislação laboral, são alguns dos pontos principais.
Para a Associação dos Inquilinos Lisbonenses, mais do que apostar em construção nova é urgente colocar no mercado a habitação vaga e andares devolutos.
Luís Montenegro leva o programa de governo a votos na próxima semana, com passagem garantida. Reformar é a mensagem forte. Conheça o programa do Governo na íntegra
Com o anúncio da orgânica do novo governo, Luís Montenegro dá uma mensagem clara ao país: agora é para reformar o estado. No programa eleitoral estão as principais linhas dessa reforma.
Não basta continuar os já anunciados planos de transformação digital da administração pública, simplificação dos serviços e eliminação de redundâncias. É fundamental reduzir a burocracia, aumentar a transparência e acabar com a cultura de informalidade
O chefe de Estado apontou que se deu um «reforço eleitoral na coligação vencedora» no sufrágio de 18 de maio
Na sua intervenção, o primeiro-ministro disse que recebeu uma “maioria maior” e com “significativa de representatividade face à segunda e terceira forças políticas”, acrescentando que “o país precisa de quem quer construir e não de quem só pensa em destruir”.
A tomada de posse dos novos governantes deverá acontecer amanhã, dia 5, pelas 18h00.
Chefe de Estado disse ainda não conhecer o novo elenco governativo. “Tenho de esperar para ver”, afirmou, à margem de uma visita à Feira do Livro, em Lisboa.
É uma exigência antiga dos autarcas, o Governo mudou e Marcelo Rebelo de Sousa aprovou. Mas nem todos estão de acordo com as alterações à legislação e alertam para riscos.
O primeiro-ministro afirmou que esta será “uma semana sempre exigente”, admitindo que a posse do Governo possa ocorrer esta semana, como afirmou no sábado o Presidente da República
Os resultados eleitorais não deixaram margem para dúvidas presidenciais. Montenegro foi indigitado à hora marcada para a apresentação de Gouveia e Melo e Montenegro obrigou o almirante a ficar à espera.
Marcelo Rebelo de Sousa só decidiu dar novamente o poder a Montenegro depois de ter a certeza de que o Chega e PS iriam viabilizar o Executivo e dar condições de governabilidade
André Ventura disse que deu a Marcelo Rebelo de Sousa a garantia de que “viabilizará a entrada em funções do governo”, considerando “impensável, indesejável que se crie uma crise política”
A posição do candidato à liderança do PS é contrária à assumida por Pedro Nuno Santos em 2024.
“Nos próximos meses veremos esse ritmo cada vez mais acelerado para concluirmos os 26 mil fogos [até junho de 2026], que nós acelerámos para 10 mil extra, que serão financiados também a 100%, e por isso acreditamos que conseguimos, com a ajuda dos municípios”