Substituição definitiva de Graça Freitas tem sido alvo de controvérsia.
Aviso foi publicado dias depois de se ter demitido o subdiretor Rui Portugal, que estava a substituir a Graça Freitas durante as férias.
De saída da liderança da DGS, Graça Freitas reconhece que nem sempre comunicou bem durante a pandemia.
O chefe de Estado afirmou que Graça Freitas “nunca se recusou a dar a cara”, considerando que “isso tem de ser reconhecido”.
800 mil pessoas já foram inoculadas na campanha de vacinação sazonal.
“É pela saúde, para que passem um natal em família”. Objetivo é vacinar três milhões de pessoas antes da época das festas.
“Vacinas têm um perfil de eficácia e segurança adaptado às novas variantes em circulação”, disse Graça Freitas.
Para acompanhar a chegada das vacinas, a diretora disse que também estará pronta no final do mês uma orientação com indicações para a vacinação de contactos, que está a ser trabalhada com os clínicos, a Comissão Técnica de Vacinação e os parceiros das outras instituições.
Taxa de mortalidade materna em 2020 foi a mais alta dos últimos 38 anos.
“Se houver um aumento de casos poderá ser antecipada”, afirmou Graça Freitas.
‘Estamos longe de um verão descontraído e seguro’, afirmou Graça Freitas, apelando à adoção de medidas de proteção no período da Páscoa, apesar de a tendência geral decrescente e de o R(t) ser inferior a 1.
“Estamos longe de um verão descontraído e seguro”, afirmou Graça Freitas, apelando à adoção de medidas de proteção no período da Páscoa.
A diretora considerou que tais comportamentos não vão ser difíceis de adotar pelos portugueses, ao assinalar que “o ser humano tem uma grande capacidade de adaptação”.
A diretora-geral da Saúde afirma que a estratégia da vacinação vai depender das novas vacinas que estão em investigação.
“As projeções são afinadas todos os dias (…) com os dados que colhemos todos os dias e, portanto, pode ser uma um bocadinho antes, um bocadinho depois é apenas uma projeção para nos orientarmos”, afirmou Graça Freitas.
Portugal “está no bom caminho”, segundo a diretora-geral da Saúde, mas é preciso ter atenção às variantes que possa surgir.
Fim de semana é dedicado à vacinação contra a covid-19 de crianças.
Responsável deixou ainda uma palavra de “serenidade para a vacinação”.
A responsável admite que serão tomadas “as medidas que são necessárias” para controlar a pandemia de covid-19.