Foi imposta uma proibição de transporte de animais em sete quintas circundantes.
A validação do estatuto de “país livre” é feita pela Organização Mundial para a Saúde Animal.
Portugal soma 16 focos de infeção pela gripe das aves, detetados nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro. Recorde-se que o primeiro caso foi confirmado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica no concelho de Palmela, Setúbal.
O último foco de gripe das aves foi confirmado este sábado, numa exploração de cria e recria de patos reprodutores na freguesia de A-dos-Cunhados e Macieira, concelho de Torres Vedras, sendo que, desde o início do mês, já foram detetados quatro focos naquela freguesia.
Proibição de importação de Hong Kong não é o que mais preocupa o setor, habituado a lidar com a resposta à gripe aviária, que é um risco sobretudo para as produções. É sobretudo que a população perceba que o consumo é seguro e que as medidas pedidas a quem tem aves tenham apoios ajustados –…
Em 20 anos houve 863 contágios em humanos no mundo, só um este ano, no Reino Unido.
Recorde-se que surtos de gripe das aves estão a ser relatados dentro e fora da Europa, nomeadamente na Bélgica, Reino Unido, República Checa e no Burkina Faso, onde 500.000 aves morreram ou foram abatidas. Também em Portugal foi afetado, tendo, atualmente, cinco focos ativos.
Registados novos casos em Peniche e Barquinha.
Os focos de infeção abrangem atualmente mais de 24 mil aves.
O mesmo afetou uma exploração caseira de galinhas e patos no concelho de Santiago do Cacém.