“Nunca, jamais, seremos uma propriedade que alguém possa comprar, e essa é a mensagem que eu acho mais importante entender”, disse Jens-Frederik Nielsen, em declarações aos jornalistas.
Lítio, metais de terras raras e outros recursos minerais valiosos tornaram o enorme território Ártico objeto de uma corrida aos recursos por parte de potências mundiais, tal como aconteceu com África no final do século XIX
“Precisamos da Gronelândia para a segurança internacional. Precisamos dela. Temos de o fazer”, disse o líder norte-americano, aos jornalistas.
A Gronelândia espera atualmente pela formação de um governo, após as eleições legislativas de 11 de março. O governo cessante indicou que “não enviou convites para visitas, sejam privadas ou oficiais”
Todas as formações parlamentares criticaram durante a campanha as declarações de Trump, que prometeu investimentos bilionários na ilha se esta se juntasse aos EUA, uma opção rejeitada por 85% dos gronelandeses
Governante francês disse que os Estados Unidos não devem invadir a ilha, uma vez que “não é do interesse de ninguém entrar em conflito com a UE”.
A dezassete dias da nova tomada de posse de Donald Trump, alguns vizinhos dos EUA já foram alvo da retórica do Presidente-eleito. Trump ambiciona a anexação do Canadá, da Gronelândia e do Canal do Panamá, mas não deverá passar de uma provocação.
Em 2019 Trump cancelou uma visita à Dinamarca após a sua oferta para comprar a Gronelândia ter sido rejeitada por Copenhaga
Nos últimos 30 anos, já perdeu 28.707 quilómetros de gelo e glaciares.
Empresa diz que não há risco ambiental e que todos os passageiros e tripulantes estão bem.
Empresa diz que não há risco ambiental e que todos os passageiros e tripulantes estão bem.
Estudo revela que o planeta Terra já perdeu 28 triliões de toneladas de gelo, o que equivale a uma camada de 100 metros de espessura capaz de cobrir o Reino Unido inteiro.
Proposta para vender Wallonia foi feita ao Presidente dos EUA
Primeira-ministra disse que a ideia dos EUA comprarem a Gronelândia era “absurda”
O Governo da Gronelândia ainda piscou o olho a futuras parcerias económicas com os Estados Unidos, mas insisitiu que a ilha em si não estava no mercado.
Europa quer fazer mais para travar as alterações climáticas. Novo estudo mostra que ser jornalista de ambiente é quase tão perigoso quanto ser repórter de guerra.
Cientistas não esperavam que fenómeno acontecesse tão depressa
Fosseis de um réptil marinho com 200 milhões de anos