Ordem executiva deita por terra esforços de Barack Obama para encerrar a prisão
O presidente dos EUA culpabiliza o programa de sorteio de vistos de residência pelo que aconteceu em Nova Iorque
A Casa Branca está “na fase final” de um plano para encerrar a prisão militar da baía de Guantánamo, em Cuba, onde os Estados Unidos mantêm muitas vezes sem julgamento suspeitos de terrorismo, anunciou hoje o porta-voz presidencial.
Os Estados Unidos transferiram seis prisioneiros da prisão de Guantánamo para Omã, informou hoje o Departamento de Defesa.
Os Estados Unidos treinaram os interrogadores de Guantanamo para odiar os detidos e ocultaram-lhes informações cruciais sobre cada um, abrindo caminho à tortura indiscriminada, sustenta Mohamedou Ould Slahi, detido há 13 anos naquela prisão.
Mohamedou Ould Slahi, há 13 anos em Guantanamo sem acusação nem julgamento, usa um conto mauritano para ilustrar a sua longa história de prisão e tortura: “Há anos que tento convencer os EUA de que não sou milho”.
Tinham passado duas semanas sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001. O engenheiro electrotécnico Mohamedou Ould Slahi estava em sua casa, na Mauritânia, quando apareceram dois agentes do FBI que o ‘convidaram’ a acompanhá-los. Após o interrogatório, o engenheiro era libertado, mas em Novembro desse ano seria novamente detido. E aí de vez.…
Um dos homens detidos em Guantanamo afirmou recentemente que foi torturado e forçado a fazer sexo com as mulheres que o estavam a interrogar.