O estudo foi partilhado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Chegou a ter, no ponto mais alto da sua glória, mais de cem mil habitantes e corria por todo o mundo a fama de que as suas ruas eram pavimentadas a ouro. Hoje dorme, perdida nos confins do deserto, e o vento acumula areia nas portas das casas que parecem afundar-se como um estranho Titanic.
Mais de mil hectares foram já consumidos pelas chamas
A capital portuguesa é considerada um exemplo de recuperação económica, mas o dinheiro que os turistas gastam por cá tem vindo a causar vários problemas aos seus habitantes.
O município da Figueira da Foz vai perder 8.500 habitantes até 2031, registando daqui a 16 anos uma população equivalente à existente antes de 1950, por alturas da II Guerra Mundial, revela um estudo hoje apresentado.
A vila de Sintra está a sofrer uma desertificação humana devido à massificação turística. Quem o afirma é Rodrigo Sobral Cunha, docente no IADE – Instituto de Arte, Design e Empresa, e responsável pela organização do Colóquio Nacional sobre Raul Lino em Sintra, uma iniciativa que pretende destacar a intervenção do arquitecto Raul Lino (1879-1974)…
Portugal perdeu quase 60 mil habitantes em 2013 devido à redução de nascimentos e ao aumento do número de portugueses a emigrar, revelam as Estimativas da População Residente em Portugal divulgadas hoje pelo INE.