Na transposição da diretiva comunitária sobre cibersegurança, Portugal vai permitir que agentes do Estado possam ‘espiar’ sistemas informáticos sem autorização judiciária.
Relativamente ao advogado Aníbal Pinto, foi condenado por tentativa de extorsão, o que lhe valeu dois anos de prisão com pena suspensa.
O Nascer do SOL sabe que o CSMP já deliberou na passada quinta-feira, dia 25 de maio, aceitar o pedido e ordenou a abertura de um processo de averiguações.
Ataque foi reivindicado por grupo pró-russo
“Estamos em articulação com a TAP e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em especial com a vítima. No entanto, uma vez que há crime (desta natureza), é da competência da PJ e somos nós que avaliamos as necessidades de recolha de informação”, disse esta terça-feira fonte da PJ à agência lusa.
Este falso e-mail terá sido visto por um trabalhador do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo português e reencaminhado para embaixadas e membros da NATO.
Depois de um ataque em 2016, Hospital Garcia de Orta voltou a ser alvo de hackers e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano foi alvo de tentativa de intrusão. PJ está a investigar. Consultas afetadas.
Unidade hospitalar apela aos doentes “que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, e de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência”, devido às dificulades impostas pelo ataque informático.
O RaidForuns, segundo explica Europol, era um dos principais mercados na comunidade de hacking a nível global, contabilizando mais de meio milhão de utilizadores.
O conteúdo dos documentos não é conhecido.
Hackers como o Lapsus$Group estão em polvorosa. Online “não há fronteiras”, nota Vasco Amador
Estudo foi encomendado ao INESC-TEC no final de dezembro para fazer levantamento da comunidade de peritos.
Polícia Judiciária, preocupada com contrainformação e especulação, fecha-se em copas sobre investigação. Pista russa é uma ‘pequena peça de informação’. Consultora norte-americana que terá detetado interação suspeita num fórum russo não comenta.
“Tenho toda a equipa de informáticos a investigar, felizmente não entraram nas nossas bases onde estão os nossos registos de doentes que recorrem a nós todos os dias”, explicou proprietário do laboratório.
Ricardo Negrão, da Aon Portugal, teme que a cibersegurança caia no esquecimento, enquanto o comandante Paulo Santos e o bombeiro Paulo Ribeiro falam das consequências dos ciberataques nos serviços de emergência.
Ataque informático provocou apagão nos serviços móveis da Vodafone. PJ tem vários cenários em aberto e pediu colaboração aos congéneres internacionais.
Empresa sofreu um ciberataque na noite desta segunda-feira.
À agência Lusa, o gabinete de imprensa da Polícia Judiciária admitiu que o caso está a ser investigado, não adiantando, contudo, mais nenhuma informação.