Relativamente ao advogado Aníbal Pinto, foi condenado por tentativa de extorsão, o que lhe valeu dois anos de prisão com pena suspensa.
O Nascer do SOL sabe que o CSMP já deliberou na passada quinta-feira, dia 25 de maio, aceitar o pedido e ordenou a abertura de um processo de averiguações.
Ataque foi reivindicado por grupo pró-russo
“Estamos em articulação com a TAP e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em especial com a vítima. No entanto, uma vez que há crime (desta natureza), é da competência da PJ e somos nós que avaliamos as necessidades de recolha de informação”, disse esta terça-feira fonte da PJ à agência lusa.
Este falso e-mail terá sido visto por um trabalhador do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo português e reencaminhado para embaixadas e membros da NATO.
Depois de um ataque em 2016, Hospital Garcia de Orta voltou a ser alvo de hackers e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano foi alvo de tentativa de intrusão. PJ está a investigar. Consultas afetadas.
Unidade hospitalar apela aos doentes “que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, e de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência”, devido às dificulades impostas pelo ataque informático.
O RaidForuns, segundo explica Europol, era um dos principais mercados na comunidade de hacking a nível global, contabilizando mais de meio milhão de utilizadores.
O conteúdo dos documentos não é conhecido.
Hackers como o Lapsus$Group estão em polvorosa. Online “não há fronteiras”, nota Vasco Amador
Estudo foi encomendado ao INESC-TEC no final de dezembro para fazer levantamento da comunidade de peritos.
Polícia Judiciária, preocupada com contrainformação e especulação, fecha-se em copas sobre investigação. Pista russa é uma ‘pequena peça de informação’. Consultora norte-americana que terá detetado interação suspeita num fórum russo não comenta.
“Tenho toda a equipa de informáticos a investigar, felizmente não entraram nas nossas bases onde estão os nossos registos de doentes que recorrem a nós todos os dias”, explicou proprietário do laboratório.
Ricardo Negrão, da Aon Portugal, teme que a cibersegurança caia no esquecimento, enquanto o comandante Paulo Santos e o bombeiro Paulo Ribeiro falam das consequências dos ciberataques nos serviços de emergência.
Ataque informático provocou apagão nos serviços móveis da Vodafone. PJ tem vários cenários em aberto e pediu colaboração aos congéneres internacionais.
Empresa sofreu um ciberataque na noite desta segunda-feira.
À agência Lusa, o gabinete de imprensa da Polícia Judiciária admitiu que o caso está a ser investigado, não adiantando, contudo, mais nenhuma informação.
A conta da TAP no Twitter – @tapairportugal – aparecia sem fotografia de perfil e com quatro publicações da palavra “Awesome” (Fantástico, em português), por volta das 13h desta terça-feira.