Cartazes com dados estatísticos e as caras dos responsáveis pelos horrores do nazismo, fascismo e comunismo foram chumbados na AR, apesar de terem estado no PE. Perceba porquê.
Em 1936, Hitler e Mussolini assinaram há 86 anos uma aliança militar que foi a base do Eixo na II Guerra Mundial (juntando-se-lhes depois o Japão).
Sempre envolvidos num ambiente festivo e pleno de uma parafernália militar tão irritante como ameaçadora, Hitler e Mussolini encontravam-se pela sexta vez para traçarem em segredo o futuro da Europa.
Em 1964, surgiu há 58 anos a personagem de banda desenhada Mafalda, a Contestatária, criada por Quino, no diário argentino Primera Plana, e que de um ponto de vista muito político e democrático, teve uma influência decisiva até ao seu final, por decisão do autor (que dizia não querer acabar confundido com a sua personagem), em 1973.
1936 – A Alemanha de Hitler estabeleceu com a Áustria há 86 anos um Pacto, embora a viesse a anexar em 1938. O que fará isto lembrar? Putin? Isso.
“Só um louco pode repetir o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial e todos os que repitam os crimes que ocorreram na época está a imitar a filosofia nazi”, afirmou Zelensky, a propósito do dia em que se assinalam 77 anos da rendição alemã na Segunda Guerra Mundial.
O pedido de desculpas surgiu em conversa entre o primeiro-ministro isarealita, Naftali Bennet, e Vladimir Putin, Presidente da Rùssia.
Se, com tanta informação, ainda há quem acredite na narrativa de Putin, compreende-se muito bem que tenha havido tanta gente a negar os crimes de Estaline e de Hitler, os gulags, os campos de extermínio.
1939 O líder nazi Adolf Hitler (1889-1945, chanceler eleito da Alemanha desde 33) decretou há 83 anos a obrigatoriedade de filiação das crianças alemãs na Juventude Hitleriana.
No coração da justiça internacional, Anabela Alves explica o impacto que pode ter a primeira decisão conhecida ontem contra a Rússia.
Em 1939, a Polónia tinha sido impiedosamente dividida entre a URSS e a Alemanha nazi; isso incluiu a província de Kresy, que agora está na região ocidental do estado-nação da Ucrânia. Dentro desta província vivia uma grande minoria de etnia ucraniana que não resistiu ao avanço nazi em 1941.
A fotografia correu a Itália – enquanto todos os jogadores erguiam a mão na saudação fascista, Bruno Neri manteve os braços em baixo
Tinham personalidades diferentes mas partilhavam a sede de poder e a falta de escrúpulos. ‘Tenho a certeza de que Hitler e Estaline tinham uma admiração gigantesca pela crueldade um do outro’, defende o historiador Laurence Rees, que passou os últimos 30 anos a estudar este período.
O adversário do Benfica tem uma história de resistência ao regime de Hitler. Kurt Landauer, um sobrevivente de Dachau, foi presidente do clube.
Nos dias do fim, Hitler gostava de passar a sua vida em revista e de apontar os erros cometidos, em monólogos longos e confusos. Via-se a si próprio quase como um sentimental – «No fim, uma pessoa arrepende-se de ter sido tão boa», terá afirmado.
Para Francisco Louçã, como escreveu um dia no Público, dizendo tudo, não há moral na política. Isto é, se o mundo fosse como ele diz, só há dois lados: o do mal e o do… mal. Ou seja, entre nazismo e trotskismo (para designar o lado de Louçã com o nome do seu ídolo), ambos…
O embaixador de Malta na Finlândia demitiu-se, a pedido do ministro dos Negócios Estrangeiros maltês