Das 746 longas-metragens exibidas este ano, 458 foram produções europeias e 161 foram produzidas nos Estados Unidos da América (EUA).
Mesmo com a ausência dos dados deste mês, é possível verificar que este ano irá superar 2020 em termos de frequência de cinema no circuito comercial.
Numa carta enviada aos grupos parlamentares, a Plataforma do Cinema justifica o pedido de demisão do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media com contratação de uma empresa privada inglesa para traçar uma estratégia para o setor.
Segundo inquérito divulgado pela Academia do Cinema, 80% dos 20 mil profissionais do setor estão “sem qualquer tipo de retribuição”.
“Não existirá qualquer futuro com a inacção do presente”, afirma o setor do cinema depois de uma reunião em que o secretário de Estado Nuno Artur Silva terá posto de parte a adoção de quaisquer medidas de apoio a fundo perdido e remetido as questões dos trabalhadores da cultura para os ministérios centrais.
O grupo parlamentar do BE entregou também na Assembleia da República um projeto de lei para aumentar o valor das coimas aplicadas a empresas que não paguem as taxas de exibição e subscrição que financiam a atividade cinematográfica e um projeto de resolução para o reforço do financiamento ao ANIM – Arquivo Nacional das Imagens em…
Numa notícia avançada pelo “Público” na semana passada, presidente do ICA admitia, num encontro de produtores televisivos que decorreu na semana passada, como “de difícil concretização mas não impossível” uma nova repartição dos apoios destinados ao cinema e ao audiovisual.
“A interferência da SECA na nomeação de júris dos concursos de cinema é apenas a ponta do icebergue de uma estratégia global de takeover dos montantes de financiamento público do ICA por operadores de telecomunicações e televisões”, denuncia a Plataforma do Cinema em reação a declarações do presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual…
Na comissão parlamentar de Cultura, a Plataforma do Cinema voltou ontem a criticar a “inércia” da tutela no que respeita às políticas para o cinema. E com um novo decreto-lei “ambíguo” acabado de aprovar, anunciou que pediu uma audiência com o Presidente da República
Concursos para os apoios ao cinema e ao audiovisual abrem em março, prometeu o ministro da Cultura.
Filme de Joaquim Leitão teve 48 mil espectadores desde a estreia, a 30 de novembro.
Sistema previsto por nova propsota é “análogo” ao atualmente vigente, argumenta plataforma em reação à nova proposta de alteração ao decreto-lei que determina o processo de nomeação dos júris para os apoios ao cinema e ao audiovisual – que restitui ao ICA parte dos poderes que teve no passado, não retirando, contudo, a SECA da equação.
Listas de jurados passam a ser apresentadas pelo ICA para depois serem submetidas à aprovação da SECA, com o primeiro a ter a palavra final em caso de impasse. A nova proposta para a alteração ao decreto-lei que regulamenta a Lei do Cinema foi finalmente apresentada.
Número de bilhetes emitidos nas salas portuguesas voltou a diminuir no mês de outubro, revelam estatísticas do ICA.
Filme de Pedro Pinho surge no rating da crítica como o segundo melhor de todas as secções do festival, apenas ultrapassado pelos novos episódios de “Twin Peaks”, de David Lynch.
A direção do ICA pediu demissão