Das 84 pessoas detidas este ano, 79 eram homens e 17% eram reincidentes, estando cerca de 60% sujeitos a medidas de coação privativas da liberdade.
Mesmo quando as temperaturas baixam, os incêndios continuam a consumir milhares de hectares. O que se passa? O aumento do número de incendiários pode ser uma das respostas.
O número de pirómanos cresce exponencialmente se tivermos em conta os dados da PJ. O i falou com um bombeiro para tentar entender o fenómeno.
José Luís Carneiro garantiu que Portugal tem um sistema de vigilância “eficaz e permanente” para estabelecer a segurança dos cidadãos. Através da ação fiscalizadora das estruturas de segurança, foi possível detetar hoje em flagrante delito dois incendiários na Trofa e Setúbal.
Chefe do Executivo recordou que, no final de 2017, foi criado um mecanismo na lei “que está agora a ser utilizado e que passa pela possibilidade de os tribunais aplicarem medidas de detenção domiciliária preventiva a pessoas que foram condenadas de forma recorrente por incêndio, ou que se sabe que têm uma propensão”.
Ventura propôs ainda que os incendiários estejam “atrás das grades para o resto da vida”, insistindo na prisão perpétua, uma das bandeiras do partido que não está contemplada no ordenamento jurídico português.
Líder do Chega volta a ver a sua conta nas redes sociais suspensa.
Cristiano e Samuel são dois dos oito inimputáveis na cadeia de Santa Cruz do Bispo, no Porto