“Estamos a regatear trocos em troca da saúde de quem vive em Portugal”, afirmou dirigente do BE, sublinhando que “quem marcou a greve nunca virou as costas a quem mais precisa”.
Pelo menos seis pessoas terão morrido na última semana na sequência de atrasos no atendimento na linha 112.
Governo anunciou a abertura de mais 200 vagas para TEPH, a aprovação de mais 320 veículos de emergência médica e a contratação de quatro helicópteros que passem a funcionar 24 horas por dia
Os técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) estão em greve desde 30 de outubro
A greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar obrigou à paragem de 44 meios de socorro no país durante o turno da tarde, agravando-se os atrasos no atendimento da linha 112
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou, no sábado, que duas pessoas morreram nos últimos três dias por atrasos no atendimento na linha 112, considerando que as condições continuam a agravar-se “por escassez” de profissionais
Ana Paula Martins está a ser esta quarta-feira ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a pedido do PCP e do PS.
Uma pessoa espera uma hora por ajuda médica urgente e acaba por morrer. O INEM existe para quê?
Todos os quatro passageiros, piloto, copiloto, médico e enfermeiro estão em segurança.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar exercem funções nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e asseguram o transporte assistido de doentes urgentes e/ou emergentes.
Criança estava consciente à chegada dos meios de socorro ao local, mas sofreu múltiplas fraturas e acabou por ser transportada para o hospital.
Numa nota enviada às redações, o Ministério refere que, “nos contactos com a tutela durante a última semana” o médico anestesista Vitor Almeida “concluiu que não estavam reunidas as condições para assumir a presidência do INEM, por razões profissionais e face ao contexto atual do instituto”.
Audição foi aprovada por unanimidade. Polémica com compra de helicópteros levou ao pedido de demissão do responsável.
Vai substituir Luís Meira, que apresentou a demissão esta semana.
Os socialistas querem esclarecer as “posições contraditórias e conflituantes” sobre a compra de helicópteros de emergência médica.
Em causa estará a não abertura por parte do INEM de concurso público à aquisição de quatro helicópteros de emergência médica.
Ana Paula Martins presta esclarecimentos no Parlamento na quarta-feira.
Denúncia alerta para responsáveis de departamentos do INEM exercerem também funções nas mesmas áreas na empresa privada Ocean Medical.
Entre 2022 e 2023 registou-se um aumento de 1.920 casos, representando uma média de 24 casos diários.