Incumprimento das boas práticas de distribuição de medicamentos de uso humano.
A suspensão destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes.
Sobredosagem deve-se maioritariamente a erros de interpretação da dose nas seringas doseadoras/pipetas graduadas que acompanham o medicamento.
No ano passado, tinham sido aprovados 91 novos medicamentos inovadores, um valor recorde, num total de 376 processos concluídos de financiamento pelo SNS.
Mais de noventa já foram aprovados.
Neste sentido, foram controladas em Portugal 675 encomendas, das quais 146 foram apreendidas durante a operação, que decorreu entre dezembro de 2024 e maio deste ano.
Em causa está a deteção de uma impureza com valores acima do aceitável.
A suspensão tem o objetivo de assegurar o abastecimento do mercado nacional.
Aparelhos auditivos e amplificadores auditivos são produtos diferentes e que obrigam a requisitos distintos, embora a publicidade sobre ambos seja pouco esclarecedora sobre a finalidade de cada um, “o que induz em erro e pode colocar em risco os seus utilizadores”.
O Infarmed refere que os pensamentos suicidas foram confirmados como efeito indesejável do medicamento contendo finasterida (em comprimidos), mas não foi encontrada uma ligação direta com os medicamentos com dutasterida
Da lista de medicamentos com exportação proibida fazem parte os fármacos em rutura no mês anterior, cujo impacto tenha sido considerado médio ou elevado na saúde pública.
A fibrose quística é uma doença genética rara, que afeta cerca de 400 pessoas em Portugal. Provoca deterioração da função pulmonar, infeções broncopulmonares e desnutrição, que, eventualmente, levam à morte do doente
Portugal é dos países que consomem mais antidepressivos e as farmácias comprovam que as vendas têm aumentado. Mas se olharmos para os ansiolíticos, sedativos e hipnóticos, o número tem diminuído. É preciso “uma reflexão crítica e aprofundada”.
A proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes
Por outro lado, em 2022 o Infarmed rejeitou 4.278 pedidos, em 2023 esse número subiu para 7.247 e, no ano passado, foram negados 9.559.
A proibição acontece para que o abastecimento do mercado nacional seja assegurado de forma eficaz.
O relatório de não-conformidade com as boas práticas de distribuição de medicamentos para uso humano pode ser consultado na base de dados de acesso público EudraGMDP
OMS alerta que problema da resistência aos antibióticos é responsável por cerca de 1,27 milhões de mortes diretas anualmente e contribui para mais 4,19 milhões de outras mortes.
Decisão foi tomada após o alerta da associação de diabetologistas britânica e de relatos da APDP de que utilizadores tiveram reações adversas.