O Grupo Ocidental (Flores e Corvo) já está sob aviso amarelo desde a meia-noite de hoje (1h em Lisboa) e já tinha sido emitido um aviso para as ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).
O abalo foi registado pelas 23h01 de domingo (00h01 em Lisboa).
São vários os distritos onde as temperaturas mínimas não vão ultrapassar os dois e três graus. Na Guarda, os termómetros vão marcar zero graus.
Terramoto foi sentido às 4h37
As temperaturas máximas vão descer dois a seis graus no sábado, prevendo-se um fim de semana com frio, vento forte, neve e alguma precipitação em todo o território continental, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.
Treze distritos estão sob aviso amarelo devido às fortes chuvas previstas até ao final do dia de hoje, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que lançou também alertas para a Madeira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso laranja para o grupo Central do arquipélago dos Açores devido a precipitação forte e trovoada.
Sete ilhas dos grupos central e oriental dos Açores estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio florestal em níveis “elevado” e “muito elevado”, nos próximos dias, devido às previsões do tempo seco e vento moderado.
A apanha de bivalves está temporariamente proibida devido à presença de toxinas marinhas que podem causar graves problemas de saúde a quem os ingerir, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao fim da manhã e a partir do fim da tarde, podendo a nebulosidade persistir durante todo o dia em alguns locais da faixa costeira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje em alerta amarelo devido “a tempo quente” os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre, no continente, e as ilhas da Madeira.
O mês de junho foi o mais quente dos últimos 10 anos e o 5.º desde 1931, com temperatura média do ar de quase 22 graus Celsius, “muito superior” ao normal, informou hoje o IPMA.
Sete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo e Beja vai estar sob aviso laranja este fim de semana devido à previsão de tempo quente, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As regiões do Norte e Centro de Portugal continental vão estar, este domingo, sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas.
Para hoje, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado no litoral a partir do final da manhã, além de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior, em especial durante a tarde.
A tarde do domingo de Páscoa deverá ficar marcada por aguaceiros e trovoadas, assim como por uma descida de temperatura, segundo a previsão feita hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã, persistindo no litoral norte e centro até ao início da tarde e períodos de chuva fraca no litoral das regiões norte e centro até ao meio da manhã.