O PCP e o BE apresentaram igualmente propostas de diploma que preveem que os institutos politécnicos passem a poder conferir o grau de doutor. Já o PS ambiciona que, após a discussão na generalidade, no plenário da Assembleia da República, as propostas baixem à comissão de Educação e Ciência, sem votação, para poderem ser debatidas…
Sindicato Nacional do Ensino Superior considerou “inaceitável a inexistência de diálogo”, após aprovação do diploma.
O último recorde de alunos inscritos no ensino superior tinha sido registado há 10 anos – no ano letivo 2010/11 – com cerca de 403 mil estudantes.
Maioria dos cursos sem alunos colocados está relacionada com área das engenharias.
Segue-se Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, na Universidade do Porto. Há sete cursos com média negativa.
83,2% saíram de estabelecimentos públicos
Medidas vão ser discutidas esta quinta-feira em Conselho de Ministros
Os alunos não vão poder mudar de curso no ano em que são colocados no ensino superior. O objectivo desta alteração, que consta do novo regulamento do reingresso e da mudança de curso e ou de instituição, é evitar que os alunos se inscrevam num curso apenas com o intuito de mudar para outro, onde…
Os institutos politécnicos vão entregar os orçamentos de acordo com o previsto na lei, garantiu o conselho coordenador, mas esperam que haja um reforço do financiamento destes estabelecimentos de ensino até à aprovação do Orçamento de Estado rectificativo.
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) mostrou-se ontem preocupado com o anúncio de “mais um corte” nas verbas para o Ensino Superior, advogando que está em causa o “regular funcionamento” das instituições.
Os estudantes que vão candidatar-se ao ensino superior a partir de amanhã têm, este ano, menos vagas disponíveis nas universidades e politécnicos. No geral, há 50820 lugares na primeira fase do concurso nacional de acesso, menos 641 do que no ano passado.