Apenas Braga e Guarda ficam de fora dos avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Capitania do Porto do Funchal alerta a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter
IPMA prevê chuva, vento e agitação marítima.
Aviso está em vigor até sexta-feira.
Emitidos vários avisos amarelos e laranjas para o país face ao mau tempo que se prevê para os próximos dias.
Numa nota, o IPMA refere que os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão com aviso até às 18:00.
Os avisos de chuva forte, com possibilidade de trovoadas e queda de granizo em alguns casos, vigoram até às 15h00.
De acordo com o IPMA, os avisos abrangem os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real onde se espera “nevoeiro com persistência superior a 72 horas, em especial em zonas de vale, com formação de sincelo”.
“Estes próximos dias até ao Natal, vamos ter um cenário de tempo seco com céu pouco nublado ou limpo” e, nalguns locais, preveem-se mesmo “temperaturas máximas até acima da média para a época do ano”, disse o IPMA, em declarações à Lusa.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica
6 de novembro foi o dia com as temperaturas mais altas, chegaram a estar 27.9 graus em Alcácer do Sal.
O aviso amarelo para as ilhas das Flores e Corvo, de acordo com o IPMA é válido entre as 23h00 locais de hoje (00h00 em Lisboa) e as 08h00 de terça-feira (09h00 em Lisboa).
Por causa da agitação marítima forte, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria entre as 00h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira
O aviso amarelo estará em vigor no Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão, entre as 3h00 e as 9h00 de sexta-feira.
Para as ilhas das Flores e do Corvo o IPMA tinha emitido um aviso amarelo que estará ativo entre as 02h00 locais (03h00 em Lisboa) e as 11h00 de sexta-feira, e que foi hoje alargado às ilhas dos grupos Oriental e Central.
Temperaturas vão oscilar entre os 11 graus Celsius e os 23.
Em causa estão as previsões de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.
Os termómetros vão oscilar com os mínimos entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 17 graus (na Guarda) e os 26 (em Braga).