Esta previsão “tem como maiores fontes de risco a evolução da guerra da Ucrânia e o impacto e controlo da inflação”.
«Espera-se uma tendência de retração do consumo privado».
“Apesar da revisão em baixa das previsões de crescimento para a zona euro, continua a manter-se a previsão de crescimento da economia”.
Crescimento foi revisto em alta e fica acima dos 4,9% estimados pelo Governo no Orçamento do Estado para 2022. Turismo anima perspetivas de crescimento.
No primeiro trimestre deste ano, o PIB pode crescer até 10%, estima o ISEG. Menos otimista está o Fórum para a Competitividade.
Da formação à sustentabilidade, passando pela digitalização e terminando sempre na satisfação do cliente. É este o principal ciclo de aposta da Carclasse que quer tornar-se uma empresa cada vez mais eficiente, sempre com os olhos postos no futuro.
Perspetiva é do Instituto Superior de Economia e Gestão. Início do desconfinamento em meados de março proporcionou alguma melhoria.
Na síntese conjunta, divulgada esta terça-feira, o ISEG recorda que a última estimativa do INE) indica uma queda do PIB português de 8,2%, até ao terceiro trimestre do ano.
O ISEG refere que o resultado da síntese de conjuntura divulgada esta segunda-feira “pressupõe que a crise sanitária não irá evoluir de forma substancialmente mais negativa até ao final do corrente ano”.
ISEG admite que queda do PIB em 2020 possa ser superior à estimativa entre -4% e -8% feita em abril. Recuperação está a ser “mais lenta” que o previsto.
Dados da Síntese de Conjuntura, realizada pelo ISEG
O produto interno bruto (PIB) terá aumentado para os 2,9% no terceiro trimestre, pelo que o ISEG prevê que o crescimento económico fique perto dos 3% em 2017.
O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha crescido no primeiro trimestre deste ano 2,4% em termos homólogos e 0,6% em relação ao trimestre anterior. A confirmar-se, esta estimativa seria a maior subida homóloga do PIB desde o segundo trimestre de 2010 (2,5%).
Economistas admitem que valores fiquem acima do previsto pelo governo para o conjunto deste ano.
O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) antecipa que a taxa de crescimento do PIB do segundo trimestre tenha atingido 1,2% em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior.
É catedrático no ISEG, colaborou no cenário macroeconómico do PS e, antes das eleições, foi dado como possível ministro das Finanças. Integra agora, com Francisco Louçã, Ricardo Paes Mamede e outros economistas, o grupo de trabalho entre o PS e o BE para reduzir encargos com a dívida.
Mudar Portugal é opção estratégica do MBA e do ‘Fast Track’ MBA, assegura Jorge Silva Gomes, o coordenador destes dois programas do IDEFE-ISEG.
João Duque, antigo presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que em 2013 apadrinhou o doutoramento Honoris Causa de Ricardo Salgado, responde hoje, numa crónica de opinião publicado no jornal i, ao qual deu uma entrevista a 2 de Março em que lamentou que há um ano não o tivessem avisado de que…
O economista Paulo Trigo Pereira, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), defendeu hoje a criação de uma taxa turística a nível nacional como forma de os turistas contribuírem para o Orçamento do Estado.