Esta previsão “tem como maiores fontes de risco a evolução da guerra da Ucrânia e o impacto e controlo da inflação”.
«Espera-se uma tendência de retração do consumo privado».
“Apesar da revisão em baixa das previsões de crescimento para a zona euro, continua a manter-se a previsão de crescimento da economia”.
Crescimento foi revisto em alta e fica acima dos 4,9% estimados pelo Governo no Orçamento do Estado para 2022. Turismo anima perspetivas de crescimento.
No primeiro trimestre deste ano, o PIB pode crescer até 10%, estima o ISEG. Menos otimista está o Fórum para a Competitividade.
Da formação à sustentabilidade, passando pela digitalização e terminando sempre na satisfação do cliente. É este o principal ciclo de aposta da Carclasse que quer tornar-se uma empresa cada vez mais eficiente, sempre com os olhos postos no futuro.
Perspetiva é do Instituto Superior de Economia e Gestão. Início do desconfinamento em meados de março proporcionou alguma melhoria.
Na síntese conjunta, divulgada esta terça-feira, o ISEG recorda que a última estimativa do INE) indica uma queda do PIB português de 8,2%, até ao terceiro trimestre do ano.
O ISEG refere que o resultado da síntese de conjuntura divulgada esta segunda-feira “pressupõe que a crise sanitária não irá evoluir de forma substancialmente mais negativa até ao final do corrente ano”.
ISEG admite que queda do PIB em 2020 possa ser superior à estimativa entre -4% e -8% feita em abril. Recuperação está a ser “mais lenta” que o previsto.