O azeite passa a fazer parte permanentemente do grupo de alimentos considerados básicos em Espanha
Alimentação inadequada e excesso de peso estão entre os fatores que mais determinam a carga da doença dos portugueses
Em debate, José Camolas, nutricionista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências da Saúde, e João Espanha, jurista e fiscalista.
Neste episódio, o CEO da Gelpeixe, Manuel Tarré, 71 anos, critica o IVA nos alimentos congelados e fala da sucessão na Gelpeixe e da fundação em nome do filho que perdeu.
Neste episódio, o Presidente da CentroMarca defende reflexão urgente sobre IVA e taxas sobre alimentos.
Presidente da CentroMarca defende reflexão urgente sobre IVA e taxas sobre alimentos.
Na União Europeia (UE), o IVA médio cobrado pelos produtos, frescos ou congelados, transformados pela indústria é de 6%
Medida permite “redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina”.
A taxa de inflação voltou a cair e o INE diz que o IVA Zero ajudou. Mas nem todos são da mesma opinião e não é certo que os preços baixem assim tanto. As opiniões dividem-se.
Valor diz respeito aos primeiros quatro meses do ano e é superior ao período homólogo. Olhando apenas para o mês de abril, o Governo amealhou em IVA mais do dobro do que conseguiu em março.
Muitos portugueses aguardaram com ansiedade por terça-feira, dia da entrada em vigor da isenção do IVA. Mas será que o preço do cabaz desceu assim tanto? A Deco prova que não.
Medida entra em vigor a 18 de abril.
Governo está a “desincentivar o consumo nos restaurantes”.
O IVA a 0% em 44 produtos não chega já às prateleiras mas não tarda muito. Ainda que possa ser uma ajuda, é claro: “Os preços não irão regressar aos níveis anteriores à pandemia”, diz Unimark.
A expectativa era elevada para saber quais os produtos que iriam ser incluídos no cabaz, mas não convence. César das Neves diz que medida se esgota rapidamente, Luís Aguiar-Conraria fala em paternalismo e Ferraz da Costa apostava em outro tipo de medidas.
Proposta foi aprovada esta segunda-feira em Conselho de Ministros
Partidos da oposição falam numa medida “altamente insuficiente”, que “vale pouco” e “tardia”, considerada um “acordo de cavalheiros”
Cabaz de alimentos com IVA 0 vai ter 44 produtos