O regulador europeu recomenda agora que se inclua uma inflamação rara da medula espinal, chamada Mielite Transversa, à lista de efeitos secundários provocados por ambas as vacinas.
Autoagendamento para estes casos ficou disponível esta quinta-feira.
Ou seja, este fim de semana de 18 e 19 de dezembro serão vacinadas apenas crianças entre os cinco e os onze anos, pelo que “não serão administradas vacinas a pessoas fora dessa faixa etária”, tal como já foi anunciado na passada sexta-feira pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
No relatório diário da vacinação, é revelado que 8.599.115 pessoas completaram o esquema vacinal contra a covid-19, mais 2.211 face à última atualização.
A meta foi atingida no dia em que o país vai iniciar a vacinação de reforço com a vacina Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, em pessoas com mais de 50 anos, e vai decorrer no próximo feríado e nos domingos seguintes, dias 12 e 19 de dezembro.
A segunda toma do fármaco Janssen reforça os anticorpos nove vezes mais do que a primeira e única dose até ao momento.
Esta doença autoimune leva à diminuição ou destruição das plaquetas no sangue.
Modalidade vai deixar de estar limitada à utilização da vacina da Janssen.
Atletas queixam-se de dores musculares, vómitos e diarreia e um deles chegou mesmo a desmaiar no ato da administração.
Governo “tem estado a compensar estas quebras com aquisições através de parceiros que não estejam a usar algumas destas vacinas ou a antecipar vacinas do quarto trimestre para este terceiro trimestre”.
Gouveia e Melo mostrou-se disponível para continuar a coordenar vacinação se houver terceira dose em Portugal.
Análises determinaram que fármaco em causa estava “em conformidadade”. Modalidade Casa Aberta, entretanto também suspensa, deverá ser retomada em breve.
Lote da vacina da Janssen usado no centro de vacinação em Mafra fica suspenso, após suspeita de reação adversa.
A maior parte das vacinas são da Pfizer.
A partir de estudos com pessoas vacinadas, a Agência Europeia do Medicamento disse que a vacinação completa protege contra a variante Delta e que todas as vacinas aprovadas conseguem neutralizar esta variante.
Lote foi contaminado em fábrica nos EUA e vacinas não se destinavam ao mercado europeu.
Segundo os dados do Infarmed, por cada 1.000 doses administradas foram reportadas 1,21 reações com a Pfizer (Comirnaty), 1,24 com a AstraZeneca (Vaxzevria), 0,74 com Moderna e 0,16 com Janssen.
A decisão foi tomada após a morte de uma mulher com menos de 40 anos devido a efeitos secundários da vacina da Johnson & Johnson.