A população de javalis tem aumentado em Portugal: há cerca de 300 mil em todo o país. Estes animais causam acidentes, destroem campos agrícolas, passeiam pelas cidades e reviram os jardins. Afinal, o que se está a fazer para mitigar o problema?
A atividade agrícola é uma das mais penalizadas pelos ataques cada vez mais frequentes de lobos e javalis. Também as orcas não dão descanso aos veleiros. E as preocupações estendem-se a outras espécies, como a vespa asiática.
Há umas semanas que não se fala de outra coisa em Vila Nova de Santo André. Durante a madrugada, uma família de javalis é vista a revirar o solo. A população está amedrontada e inquieta. David Gorgulho garante que a Junta está a resolver o problema.
Javalis descontrolados, agricultores desesperados e caçadores preocupados. Este tem sido o cenário em Portugal nos últimos anos, com a situação a agravar-se de dia para dia. O número de javalis não para de crescer e o Nascer do SOL foi tentar perceber de que forma se irá dar resposta a esta autêntica ‘praga’.
Suspeito foi constituído arguido.
Os militares da GNR encontraram o suspeito durante uma ação de patrulhamento a fazer uma “espera aos javalis”.
“Desta vez a vítima foi um adulto. Mas o que acontece se for uma criança? Com os dentes dos javalis, até uma mordedura numa perna é suficiente para colocar em risco a vida de uma pessoa”, considerou um cidadão italiano.
Condutora sofreu ferimentos ligeiros
Os animais estão a invadir a zona residencial e os moradores estão a ficar assustados com a situação, pelos estragos que já foram causados.
Alerta é da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária
Os animais foram avistados no mar
Este não é o primeiro incidente com javalis em Setúbal
Foi Jorge Cadete, antigo jogador de futebol, quem publicou várias fotografias no seu perfil do Facebook.
Aumento da população de javalis em território nacional está a preocupar agricultores e caçadores. Quercus diz que o uso do termo “praga” está incorreto.
Morreram três radicais do EI e cinco ficaram feridos