Economistas lamentam peso excessivo da administração pública, com as empresas a ficarem em segundo plano, sem ter em conta o tal desígnio de crescimento.
Economista lamenta o peso do Orçamento na vida dos portugueses que passou de 35%, em 2015, para 45,5% e questiona: “O que está melhor? Vejo as funções do Estado a desmoronar”.
O economista lança críticas às opções do Governo e diz que o PS “o que gosta é de gente pobre a estender a mão para alguém lhes dar migalhas”. E lamenta que seja o Executivo dizer o podemos comer mais barato ou mais caro”.
Assumiu a pasta a 15 de junho de 2020 e tinha à sua espera uma grave crise económica e social, contas públicas em desequilíbrio e ‘temas quentes’ como Novo Banco e TAP. Economistas fazem o balanço do primeiro ano de mandato.
Para o economista João Duque, este Orçamento ‘é para manter o PS no Governo’ e está assente num pressuposto arriscado: ‘Vou distribuir mais rendimentos para aumentar o consumo’, sem garantia que isso aconteça. Já a solução encontrada para o Novo Banco e as alterações nos escalões de IRS são vistas como ‘jigajogas’ que terão sempre…
O economista João Duque foi membro da comissão fiscalizadora do Sporting a convite de Henrique Monteiro, e depois de todo o processo afirma, em entrevista o i, que é um milagre o clube ainda existir.
Para o economista vai haver um grave problema social quando os jovens tiverem de sustentar um exército de população envelhecida