Os outros dois candidatos propostos pelo executivo, para a nomeação do TCE, foram o ex-presidente da Autoridade da Concorrência, Margarida Matos Rosa e o professor de Direito, José Renato Gonçalves.
A saída de Neeleman com 55 milhões e os fundos Airbus marcaram ronda de audições no Parlamento. Mendonça Mendes também foi esclarecer intervenção na recuperação de computador pelo SIS e telefonema de Galamba.
Secretário de Estado Adjunto de António Costa será questionado sobre atuação do SIS.
O partido quer que o ex-ministro esclareça quem é o responsável pelo atraso das obras no aeroporto de Lisboa.
Candidatura do ex-ministro das Finanças luxemburguês também foi retirada. Nenhum dos dois candidatos conseguiu obter a maioria qualificada necessária para a nomeação.
Leão “saiu desta reunião reforçado no seu prestígio e também nas suas possibilidades”, disse o ministro das Finanças.
João Leão mantém-se na corrida com mais dois candidatos.
Com um Orçamento do Leão, do Medina ou sem progenitor legítimo atribuído, uma certeza fica: os próximos anos serão anos de convívio com a Inflação e a Austeridade.
Além de João Leão, para este cargo também concorrem o ex-ministro das Finanças luxemburguês Pierre Gramegna, o antigo chefe de gabinete do comissário europeu da Economia Marco Buti e o antigo secretário de Estado das Finanças da Holanda Menno Snel.
Especialistas ouvidos pelo Nascer do SOL consideram os valores positivos mas acenam com os efeitos futuros da inflação, que terá chegado aos 7,2% em abril , e da guerra.
A audição parlamentar foi pedida através um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar da Iniciativa Liberal (IL), que será votado esta quarta-feira.
Foi o grupo parlamentar do PSD que apresentou o requerimento.
João Leão foi nomeado vice-reitor do ISCTE dois dias depois de sair do Governo. Antes, já tinha sido professor na instituição. Há um ‘conflito de interesses enorme’, diz João Paulo Batalha.
Os Grupos Parlamentares do Chega, PSD e IL querem ouvir o antigo ministro das Finanças sobre a polémica em torno do Orçamento do Estado e do ISCTE. João Paulo Batalha acusa conflito de interesses e pede criação de entidade independente para evitar estes casos.
Num documento endereçado a João Leão, André Ventura evidenciou que “Portugal é dos países da União Europeia, aquele que regista um dos mais elevados preços médios nos combustíveis”, adiantando que “em Espanha, o preço médio de venda da gasolina 95 é cerca de 20 cent/l mais baixo do que o preço médio praticado em Portugal”…
João Leão realça, numa nota de pesar, o trabalho de Rocha Andrade “enquanto Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no XXI Governo, tendo tido um papel crucial para a credibilização de Portugal juntos das instituições internacionais e mercados financeiros durante o ano de 2016”.
Bruxelas reviu em alta o crescimento da economia portuguesa e o Governo prometeu não desiludir. Mas ainda há riscos e o país podia crescer mais.
Segundo o ministro de Estado e das Finanças à entrada para a reunião do Eurogrupo, Portugal resistiu “bastante bem” a esta fase da pandemia.
João Leão não foi à concentração por “não ser oportuno” devido às eleições. Sindicatos consideram ser uma desculpa.