A passagem de João Matos Fernandes, antigo ministro do Ambiente, para o papel de consultor do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados foi mais um exemplo das polémicas “portas giratórias”. IL quer que Comissão de Transparência opine sobre o caso.
Garantia foi dada por Matos Fernandes face à tensão Rússia/Ucrânia.
Esta decisão poderá avançar conforme as medidas que serão tomadas a partir desta quarta-feira.
Governo já anunciou seis áreas possíveis de prospeção, mas especialistas admitem ao i que essa área de 1 495 quilómetros quadrados poderá ficar reduzida entre 1 a 3% depois de todos os estudos feitos. Um cenário que, ainda assim, deixa autarcas e ambientalistas à beira de um ataque de nervos.
Matos Fernandes diz que estudo estará concluído em 2023 e que o objeto é “sermos neutros em emissões carbónicas em 2050”.
Proprietários tinham sido notificados, mas não cumpriram.
Governo pretende reutilizar 10% do esgoto tratado até 2025 e 20% até 2030
Matos Fernandes relembra que a demolição do prédio Coutinho está prevista há 19 anos
João Pedro Matos Fernandes chegou ao Governo em 2015 com a pasta do Ambiente. No ano passado passou também a assumir a tutela da Transição Energética.
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, voltou a repetir que os carros a gasóleo vão valer menos dentro de quatro ou cinco anos, mas desta vez deixou uma explicação.
Governo esteve reunido em Conselho de Ministro extraordinário e decidiu atribuir as respetivas indemnizações às famílias pela morte das cinco pessoas. O processo fica agora a cargo da Provedora da Justiça.
Ministro do Ambiente garante que este ano a “água não vai faltar nas torneiras de ninguém”
Quercus apresentou queixa do Ministério do Ambiente na quinta-feira
“Temos de nos adaptar a um tempo com menos água e com uma maior irregularidade na sua distribuição. Temos de fazer um esforço muito grande para ser mais eficientes”.
Aumento dos transportes é de 2%
Matos Fernandes acredita que as duas centrais termoelétricas do país que funcionam a carvão – Sines e Pego – vão deixar de usar este combustível fóssil nos próximos anos
João Matos Fernandes acredita que nem o ceticismo do novo presidente norte-americano face às alterações climáticas abala a vontade global de cumprir o Acordo de Paris
João Matos Fernandes acredita que nem o ceticismo do novo presidente norte-americano face às alterações climáticas abala a vontade global de cumprir o Acordo de Paris