“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, do realizador português e da brasileira Renée Nader Messora, venceu o Prémio Especial do Júri “Un Certain Regard”, uma secção paralela à seleção oficial do Festival de Cannes.
O novo filme de João Salaviza e Ricardo Alves Jr. chega ao Festival de Cinema de Berlim a provar que o cinema pode ser arma, sempre. E que, como Russa, como todos os moradores do Bairro do Aleixo, no Porto, cada um deve ter o direito a contar a sua própria história
Salomé Lamas, João Salaviza, Diogo Costa Andrade e Gabriel Abrantes levam as suas curtas ao Festival de Cinema de Berlim, onde compete também “Colo”, sétimo filme de Teresa Villaverde.
Assim que entramos no Salão Ideal, no Chiado, ponto de encontro para a entrevista, João Salaviza diz-nos que prefere sentar-se num dos cantos. Escolhemos o ângulo mais discreto e, minutos depois, a opção já estaria esquecida se o realizador não nos desse uma desculpa – enquanto falava de David Mourato, protagonista de ‘Montanha’ – para recuperar…