O primeiro-ministro António Costa aceitou esta sexta-feira a demissão do ministro da Cultura João Soares, na sequência do caso das “bofetadas” com que ameaçou dois críticos do jornal Público.
António Costa mostrou um cartão amarelo ao ministro da Cultura, na sequência da polémica das “bofetadas”. Na quinta-feira à noite fez a primeira declaração pública sobre a questão, pedindo desculpa aos colunistas Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente. “Tanto quanto sei, o dr João Soares já pediu desculpa aos visados pela forma como se…
Crítico de cinema e apaixonado por bailado e música clássica, Augusto M. Seabra tem estado no centro das atenções desde que o ministro da Cultura, João Soares, colocou um post no Facebook a prometer-lhe “umas bofetadas”.
Depois de muitas reacções de indignação com as bofetadas que João Soares se dispôs a dar a dois críticos da sua atuação como Ministro da Cultura, chegou o mea culpa do governante e dirigente do PS. Um pedido de desculpa com alguma ironia.
Portugal acordou entre o choque e a diversão. Ninguém ainda parece ter decidido se isto é caso para rir ou para chorar. João Miguel Tavares, ao telefone, mostrou-se estupefacto com a publicação de João Soares na sua página oficial do Facebook onde utilizou palavreado como “bolçar”, chegando mesmo a utilizar uma citação de uma amiga…
No séc. XIX, uma ofensa num jornal dava direito a um desafio para um duelo ou, no mínimo, à ameaça de umas bengaladas. Em 2016, o ministro da Cultura usou o Facebook para oferecer “um par de bofetadas” a um cronista que o criticou no jornal Público. Mas, afinal, o que é que Augusto M.…
O ministro da Cultura não gostou do que escreveu Augusto M. Seabra e resolveu usar o Facebook para lhe responder. No post, João Soares oferece “um par de bofetadas” ao fundador do jornal Público e acusa-o de ser um alcóolico. Pelo meio, ainda junta a mesma ameaça ao cronista Vasco Pulido Valente.