A suspensão acontece depois de a farmacêutica norte-americana ter sido alvo de milhares de ações judiciais que apontam o pó de talco como um produto que contribuiu para o desenvolvimento de cancro.
Haverá mais de 1.500 doses de vacinas da Pfizer e Johnson & Johnson disponíveis.
A segunda toma do fármaco Janssen reforça os anticorpos nove vezes mais do que a primeira e única dose até ao momento.
A União Europeia tem 366 milhões de adultos. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, 44,1% dos adultos com mais de 18 anos estão com a vacinação completa.
A decisão foi tomada após a morte de uma mulher com menos de 40 anos devido a efeitos secundários da vacina da Johnson & Johnson.
A diretora executiva da Agência Europeia do Medicamento indica que o regulador tem todas as informações necessárias para os Estados-membros tomarem uma decisão.
Segundo o jornal italiano, a Comissão Europeia vai focar-se nas vacinas contra a covid-19 que utilizam a tecnologia de “RNA mensageiro” (mRNA), como as vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna.
EMA espera que se comece a utilizar esta vacina “nas próximas semanas”.
Desde 2017, os registos da agência de Alimentação e Saúde (FDA) dos Estados Unidos, aos quais a AP teve acesso, mostram que a companhia já foi notificada várias vezes devido a problemas como frascos rachados, trabalhadores pouco qualificados e problemas de bolor.
Segundo os ensaios clínicos finais, a vacina de dose única produzida pela farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma eficácia de 85% contra as manifestações mais graves da covid-19.
A Farmacêutica Jansen, subsidiária da empresa Johnson & Johnson, receitou um antipsicótico a Nicholas Murray, sem o avisar sobre os efeitos secundários.